EDITORIAL: As eleições municipais de 2020 e a política brasileira

Por Josué Medeiros e Pedro Lima

Depois de quatro meses pesquisando a pandemia da Covid-19 e a política brasileira, é com satisfação que apresentamos o primeiro Boletim do Núcleo de Estudos Sobre a Democracia Brasileira (NUDEB) sobre as eleições municipais de 2020. Pretendemos, até dezembro, apresentar outras quatro edições, acompanhando o desenvolvimento do processo eleitoral até o fim.

Entendemos, no NUDEB, que as eleições são um momento de condensação dos conflitos políticos de uma sociedade. Dinâmicas sociais, culturais e institucionais se atravessam até o resultado do pleito que gera novos posicionamentos hegemônicos e contra-hegemônicos.

No caso das eleições municipais de 2020, é um primeiro momento de cristalização do bolsonarismo na política brasileira. Um dos nossos objetivos será analisar como esse fenômeno político vai se apresentar nas cidades. Outro objetivo é avaliar como os campos políticos mais tradicionais à esquerda e à direita vão se organizar e se posicionar para a disputa dos municípios.

Para dar conta desse objetivo vamos acompanhar as eleições em todas as capitais de Estado e também faremos um monitoramento especial do Rio de Janeiro, estado em que ampliamos para a Baixada Fluminense e para o polo Niterói, São Gonçalo e Maricá.

Nossa hipótese é que a direita tradicional será a grande vitoriosa dessas eleições, confirmando e mesmo aumentando as prefeituras importantes conquistadas em 2016, ano em que voltou ao poder pelo golpe contra Dilma. Em 2020, contudo, esta vitória estará mascarada por uma sobreposição dos votos bolsonaristas que, na maioria das capitais, não vai se apresentar com candidato próprio. Por fim, o campo da esquerda, altamente fragmentado, marcha para mais uma derrota histórica, como já ocorrera quatro anos atrás. 

Ainda estamos no começo da pesquisa e nosso foco, para o presente boletim, foi recuperar o histórico eleitoral das capitais e cidades fluminenses pesquisadas. Do ponto de vista do quadro de candidatos de 2020, ainda há muita indefinição. A alteração dos dias de votação para 15 de novembro (1o turno) e 29 de novembro (2o turno) ampliou o prazo de fechamento das chapas para 16 de setembro, o que manteve a incerteza sobre o cenário em todas as cidades sem exceção.

Nesta primeira edição, o boletim conta com os seguintes textos: análise geral das eleições (1); Região Norte (2); Região Nordeste (3); Região Centro-Oeste (4); Região Sul (5); Região Sudeste (6); Rio de Janeiro (7); Niterói/São Gonçalo/Maricá (8); Baixada Fluminense (9); os evangélicos e as eleições municiais (10).

Esperamos com essa pesquisa contribuir não apenas com a produção de uma ciência política um pouco menos sudestocêntrica, mas também com a constituição de um campo de reflexões críticas que contribua com a reconstrução da democracia brasileira.

Sumário

Eleições municipais 2020: mais uma vitória do bolsonarismo por Josué Medeiros

Um panorama das eleições municipais na Região Norte do Brasil por Maíra Tura

As eleições municipais na região Nordeste por Isabela Neves

As eleições nas capitais da Região Centro-Oeste por Josué Medeiros

Eleições municipais 2020: o caso da Região Sul por Sofia Gardel

Eleições Municipais 2020: São Paulo, Belo Horizonte e Vitória por Daniel Sousa

Eleições municipais no Rio de Janeiro: entre o possível recuo da esquerda e o avanço da disputa entre ‘as direitas’ por Maria Luiza de Freitas

O quadro politico/eleitoral em Niterói/São Gonçalo e Maricá até 2018: esquerda forte e ameaça bolsonarista por Bruna Werneck

Precariedade e violência na política da Baixada Fluminense por Lucas Paz

Lideranças evangélicas nas eleições municipais de 2016 por Rennan Pimentel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s