Um panorama das eleições nas cidades de Campos dos Goytacazes, Macaé e Rio das Ostras

por Gustavo Dias

O artigo busca analisar o quadro eleitoral que se apresenta para as eleições municipais do ano de 2020 nas cidades de Campos dos Goytacazes, Macaé e Rio das Ostras. A escolha dessas cidades se dá porque elas conformam um importante polo econômico do Estado do Rio de Janeiro, estruturado na cadeia produtiva do petróleo.

Para isso, analisaremos o histórico eleitoral do pleito de 2016, fazendo uma comparação com o quadro da disputa de 2020, procurando retratar as tendências partidárias e o perfil dos postulantes ao cargo máximo nas cidades.

Entendemos que o quadro atual, com os impactos da COVID-19, as restrições sanitárias e o fenômeno do bolsonarismo podem trazer novas perspectivas no debate político, afetando tanto o quadro local como nacional.

A hipótese a ser testada é de uma vitória da direita tradicional, consolidando a configuração do quadro eleitoral a partir das capitais em 2016. No entanto, nas cidades apresentadas, candidatos do quadro da direita bolsonarista podem polarizar essa disputa. Cabe lembrar que em apenas uma entre as três cidades pesquisadas

existe a chance de ter um segundo turno: Campos dos Goytacazes. 

As fontes pesquisadas para a produção do artigo foram: Jornal O Dia, G1 e mídias sociais dos candidatos (facebook e twitter).

A seguir, segue um perfil do quadro eleitoral que se apresenta em 2020 nas respectivas cidades, procurando retratar as diferenças em relação ao pleito anterior e os campos políticos estabelecidos.

Campos dos Goytacazes

A cidade de Campos se apresenta com um número maior de candidatos em relação a 2016. Naquele ano foram seis candidatos, tendo Rafael Diniz (Cidadania) como vitorioso com 55% dos votos.[1]

CandidatoPartido
Caio ViannaPDT
Dr. ChicãoPR
Nildo CardosoDEM
PudimPMDB
Rafael DinizPPS
Rogerio MatosoPPL

Nos campos políticos, observa-se a divisão entre a direita tradicional e a esquerda, cada uma com três candidatos. Pela direita: Dr. Chicão (PR),  Nildo Cardoso (DEM) e Pudim (PMDB). Pela esquerda: Caio Vianna (PDT), Rafael Diniz (PPS) e Rogerio Matoso (PPL).

Para o pleito de 2020, treze candidatos confirmaram a pré-candidatura O alto número de candidatos aliado a um baixo número de eleitores deve contribuir para uma maior fragmentação de votos, podendo assim ter grandes chances de haver um segundo turno na cidade.

Pré Candidatos a prefeito de Campos em 2020

CandidatosPartido
BeethovenPSDB
Bruno CalilSolidariedade
Caio ViannaPDT
Claudio RangelPMN
Coronel FabianoPSL
Jonathan PaesPMB
Klai FerreiraREDE
Natália SoaresPSOL
Odisseia CarvalhoPT
Rafael DinizCidadania
Roberto HenriquesPC do B
Tadeu Tô ContigoRepublicanos
Wladimir GarotinhoPSD

Os campos políticos estão bem divididos na cidade de campos. Assim, observa-se que a direita bolsonarista aparece com três candidatos: Coronel Fabiano (PSL), Jonathan Paes (PMB) e Tadeu Tô Contigo (Republicanos). A direita tradicional também aparece com três candidatos: Beethoven (PSDB), Bruno Calil (Solidariedade) e Wladimir Garotinho (PSD). A esquerda petista aparece com a candidatura de Odisseia Carvalho (PT), enquanto a centro esquerda se estabelece com três candidatos: Claudio Rangel (PMN), Klai Ferreira (REDE) e Rafael Diniz (Cidadania) e a esquerda não petista se configura com três candidatos: Caio Vianna (PDT), Natália Soares (PSOL) e Roberto Henriques (PC do B).

Como destaques, a tentativa de reeleição por parte do prefeito Rafael Diniz (Cidadania)[2] e a candidatura de Wladimir Garotinho[3], deputado federal e filho do casal Garotinho

                          Macaé

A eleição de 2020 reserva um novo prefeito para a cidade de Macaé.  Isso porque o atual, Dr. Aluizio (PSDB), está ao fim do seu segundo mandato seguido (2012 e 2016), e assim não poderá concorrer à reeleição. No entanto, anunciou pelas redes sociais seu apoio ao candidato Welberth Rezende (Cidadania)[4], atual deputado estadual do Rio de Janeiro.  Na eleição de 2016, houve apenas cinco candidatos, com Dr. Aluízio (PSDB) vencendo com 58% dos votos.[5]

Eleição 2016 – Macaé

CandidatoPartido
Chico MachadoPDT
Danilo FunkeREDE
Dr. AluízioPMDB
Igor SardinhaPRB
Pedro Vilas-BôasPSTU

A divisão entre os campos políticos se compõe através de dois candidatos de direita: Dr. Aluízio (PMDB) e Igor Sardinha (PRB); um de centro-esquerda: Danilo Funke (REDE) e dois candidatos no campo da esquerda: Chico Machado (PDT) e Pedro Vilas-Bôas (PSTU).

Na eleição de 2020, nove candidatos se apresentaram a postulantes ao cargo de prefeito da cidade.

Pré Candidatos a prefeito de Macaé em 2020                 

CandidatosPartido
André LongobardiRepublicanos
Igor SardinhaPT
Maxwell VazSolidariedade
Ricardo BichãoPRTB
Riverton MussiPDT
Robson OliveiraPTB
Sabrina LuzPSTU
Silvinho LopesDEM
Welberth RezendeCidadania

Para o pleito de 2020, percebe-se a inserção do campo da direita bolsonarista, com dois candidatos: André Longobardi (Republicanos) e Ricardo Bichão (PRTB). A direita tradicional se apresenta com três candidatos: Maxwell Vaz (Solidariedade), Robson Oliveira (PTB) e Silvinho Lopes (DEM). A esquerda petista traz o candidato Igor Sardinha (PT), a centro esquerda apresenta o candidato Welberth Rezende (Cidadania) enquanto a esquerda não petista se estabelece com Riverton Mussi (PDT) e Sabrina Luz (PSTU). Como destaques, a pré candidatura de Welberth Rezende (Cidadania)[6], com o apoio de Dr. Aluizio (PSDB), e o retorno de Riverton Mussi (PDT), prefeito de Macaé entre 2005 e 2012, à disputa eleitoral.

             Rio das Ostras

A cidade de Rio das Ostras passou por uma eleição suplementar para prefeito em 2018. Isso se deu em decorrência da cassação do mandato do ex-prefeito Carlos Augusto Balthazar (MDB) pelo TSE[7]. Assim, em Junho de 2018 foi organizado um novo pleito, que culminou com a vitória de Marcelino da Farmácia (PV)[8].

Eleição suplementar – 2018

CandidatosPartido
Deucimar TalonPRP
Dr. Fábio SimõesPP
Flávio PoggianPTC
Gelson ApiceloPDT
Marcelino da FarmáciaPV
Winnie FreitasPSOL

 Nesta eleição, os campos políticos estão estabelecidos da seguinte forma: o campo da direita  com três candidatos: Deucimar Talon (PRP), Dr. Fábio Simões (PP) e Flávio Poggian (PTC). No Centro, apenas um: Marcelino da Farmácia (PV). A esquerda apareceu com dois nomes: Gelson Apicelo (PDT) e Winnie Freitas (PSOL).

Para o pleito de 2020, Marcelino da Farmácia (PV) buscará sua reeleição, e a cidade se volta em torno de nove pré candidatos ao cargo de mandatário da cidade.

Pré Candidatos a prefeito de Rio das Ostras em 2020

CandidatosPartido
Ana Paula SiqueiraPSOL
Coronel PessanhaPMB
Dr. Fábio SimõesPL
Flávio PoggianPTC
Leandro AlmeidaPSL
Marcelino da FarmáciaPV
Paulo SchlederPSB
Professor GilbertoPDT
Professor LuizinhoPT

O aumento no número de candidatos traz à tona novas forças políticas que buscam o cargo de prefeito da cidade. Para 2020, dos nove candidatos, quatro pertencem a direita, podendo estabelecer divisões entre a direita liberal, com Dr. Fábio Simões (PL) e Flávio Poggian (PTC) e a direita bolsonarista, com Coronel Pessanha (PMB) e Leandro Almeida (PSL). No centro, o PV, com Marcelino da Farmácia. No campo da esquerda petista, Professor Luizinho (PT) tenta a eleição, enquanto a esquerda não petista se articula com três nomes: Ana Paula Siqueira (PSOL), Paulo Schleder (PSB) e Professor Gilberto (PDT). 

Como destaques, a tentativa de reeleição por parte de Marcelino da Farmácia (PV) e a busca do PT por protagonismo na cidade, através da candidatura de Professor Luizinho (PT).

Conclusão

O adiamento das eleições e os impactos da covid-19 tendem a se refletir no cenário eleitoral. A restrição, com ausência de aglomerações e as tradicionais campanhas na rua, tende a reforçar o papel das mídias sociais a fim de atingir uma parcela do eleitorado. Assim como em 2018, as novas tecnologias podem ser decisivas para os resultados eleitorais no âmbito municipal, podendo trazer reverberações no cenário nacional.

Com o início da campanha eleitoral a partir do dia 27 de Setembro, poderemos ter uma análise mais aprofundada do pleito que se apresenta em Novembro, o que será realizado a partir do próximo boletim.


[1]http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/eleicoes/2016/apuracao/campos-dos-goytacazes.html

[2]https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2020/09/06/cidadania-oficializa-a-candidatura-de-rafael-diniz-a-prefeitura-de-campos-no-rj.ghtml

[3]https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/eleicoes/2020/noticia/2020/09/16/psd-oficializa-a-candidatura-de-wladimir-garotinho-a-prefeitura-de-campos-no-rj.ghtml

[4] https://twitter.com/draluiziojunior/status/1305994186550902794

[5] http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/eleicoes/2016/apuracao/macae.html

[6] https://odia.ig.com.br/https-//odia-ig-com-br/macae/2020/09/5991152-welberth-rezende-confirma-candidatura-a-prefeitura-de-macae-e-tera-celinho-chapeta-como-vice.html

[7]https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/tse-nega-registro-de-candidatura-de-carlos-augusto-e-determina-novas-eleicoes-em-rio-das-ostras-no-rj.ghtml

[8]https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/eleicao-suplementar-rio-das-ostras/2018/noticia/marcelino-da-farmacia-vence-eleicao-suplementar-para-prefeito-de-rio-das-ostras-rj-com-24179-votos.ghtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s