EDITORIAL: Tendências eleitorais e outras coisas mais

Por PEDRO LIMA (DCP/IFCS) e JOSUÉ MEDEIROS (DCP/UFRJ E PPGCS/UFRRJ

Chegamos ao mês de outubro e com satisfação apresentamos mais um Boletim Eleitoral do NUDEB. Nosso objetivo com a pesquisa sobre as eleições municipais de 2020 é entender de que modo os  os conflitos da política brasileira se condensam e se desenvolvem no pleito.

Nessa terceira edição, buscamos avançar na análise dos cenários eleitorais, a partir das pesquisas de intenção de voto já divulgadas, em todas as capitais brasileiras e  também em diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, em alguns casos, abordamos também o conteúdo programático das candidaturas e das disputas.

O objetivo é seguir testando nossa hipótese geral, na qual as eleições de 2020 reforçarão as dimensões de crise da democracia brasileira e de fortalecimento da direita liberal e da direita bolsonarista.  Desta forma, o ano de 2021 repetirá o que ocorre desde 2016: avanço de um bloco de poder neoliberal e autoritário contra a Constituição de 1988, agora buscando usar o resultado das urnas. Outra dimensão da nossa hipótese que vai se confirmando é a que versa sobre as esquerdas, que sairão derrotadas e fragmentadas do pleito. O texto geral busca sintetizar essa análise de conjuntura.

Avançamos, além disso, para novos temas que se relacionam com as eleições e/ou com a política brasileira. Inauguramos uma análise sobre as candidaturas de operadores de segurança (PMs, membros das Forças Armadas, Bombeiros, Guardas Municipais) em todas as capitais e no Estado do Rio de Janeiro; o mapeamento dos evangélicos, que antes era nacional, agora alcança diversas cidades fluminenses; Retomamos nosso acompanhamento do Congresso Nacional e dos Movimentos Sociais, relacionando ambos com o pleito municipal; e, por fim, mantivemos o olhar para fora do território nacional, com textos sobre o plebiscito chileno sobre uma nova constituição e sobre as eleições presidenciais na Bolívia.

Com esse crescimento, reorganizamos o boletim, dividindo-o em três grandes eixos: um primeiro temático, um segundo com as capitais e o terceiro com o Rio de Janeiro.

Assim, o Boletim Temático tem os seguintes textos: candidaturas coletivas (1); candidaturas evangélicas (2); candidaturas das forças de segurança (3); as eleições e o Congresso Nacional (4); as eleições e os movimentos sociais (5); o plebiscito chileno por uma nova Constituição(6); as eleições presidenciais na Bolívia (7).

Já o Boletim Capitais se divide em: Região Norte (1); Região Nordeste (2); Região Centro-Oeste (3); Região Sul (4); Belo Horizonte e Vitória (5); São Paulo (6).

Por fim, o Boletim Rio de Janeiro contém as pesquisas sobre: candidaturas evangélicas no Estado(1); candidaturas das forças de segurança no Estado (2);Rio de Janeiro (3); Baixada Fluminense (4); Campos/Macaé/Rio das Ostras (5); Região dos Lagos (6). 

Trata-se, portanto, de mais um crescimento do NUDEB, o que nos anima ainda mais para seguir com essa dinâmica coletiva de pesquisa e escrita coletiva. Agora são 27 pesquisadoras e pesquisadores envolvidos no boletim. Esperamos mais uma vez que nossa pesquisa contribua com a necessária tarefa de compreender e superar a crise da democracia no Brasil.

Sumário:

Ainda a antipolítica por Josué Medeiros

Candidaturas coletivas nas eleições municipais de 2020: mapeamento e caracterização por Carolina Tostes

Lideranças evangélicas nas eleições municipais de 2020: Acompanhando as candidaturas por Rennan Pimentel

Mapeamento nas capitais brasileiras das candidaturas que fazem alusão às forças de Segurança Pública  por Isabella Correia

A interferência das eleições municipais no Legislativo federal por Nívea Baltar

Os movimentos sociais e eleições 2020 por Natasha Machado Alves

O Plebiscito por uma nova Constituição no Chile por Marcelo Lopes

Eleição na Bolívia: vitória socialista e o futuro da democracia no país por Ana Caroline Lessa

Um panorama das eleições municipais na Região Norte do Brasil por Maíra Tura e Leticia Silveira

As eleições municipais na Região Nordeste por Isabela Neves, Isabel Uchoa e Renata Santiago

Pesquisas Eleitorais na Região Centro Oeste por Gabriela Hafner

Atualização: eleições municipais de 2020 na região Sul por Wanderson Mello

Eleições municipais 2020: Belo Horizonte e Vitória por Sofia Ferreira

Quadro político de São Paulo – O avanço da direita para o segundo turno por Daniel Sousa

Um mapeamento das candidaturas evangélicas nos municípios do Rio de Janeiro por Helen Andrade

Candidaturas de operadores de segurança no estado do Rio de Janeiro: mapeamento das eleições de 2020 por Lucas Ribeiro

Eleições municipais no Rio de Janeiro: mapeamento das tendências do eleitorado e conteúdo das candidaturas por Maria Luiza de Freitas

Garotinho avança em Campos dos Goytacazes; Indefinição cerca Macaé e Rio das Ostras por Gustavo Dias

Baixada Fluminense por Lucas Paz dos Santos, Beatriz da Silva, Carlos Eduardo Gomes, Cecília Gameiro, Pedro Magno e Larissa Silva

Eleições municipais na região dos Lagos do estado Rio de Janeiro por Karoliny Flores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s