Por Karoliny Flor

Este boletim busca mapear as eleições municipais de 2020 na região dos Lagos, analisando, mais precisamente, as cidades de Saquarema, Búzios, Arraial do Cabo e Cabo frio. Procura indicar ainda em quais campos políticos os candidatos mais fortes atuam, se na esquerda ou na direita e também nas subdivisões de cada campo.
Levando em consideração que desde as últimas eleições municipais em 2016, ano do golpe parlamentar contra Dilma Rousseff, o Brasil passa por momentos de crise política repletos de negacionismo e com a direita se fortificando ainda mais, arraigada em uma necropolítica absurda. Além disso, durante a pandemia instaurada percebe-se de maneira ainda intensificada, omissões por parte do governo e golpes.
Se tratando das regiões dos Lagos, em 2018 o governador afastado Wilson Witzel chegou a 75,27% dos votos na região². Enquanto isso, Eduardo Paes do DEM foi derrotado com 24,73% dos votos. Já o presidente Bolsonaro teve 76,07% e Haddad 23,93%, o que evidencia uma forte tendência de votação na direita.
Nos cinco municípios percebe-se uma forte atuação de partidos que se declaram ser de centro. As fontes usadas foram os sites do G1, Gazeta do Povo e TSE.
Cabo Frio
Nas eleições municipais de 2016 revela que em Cabo Frio a disputa ficou tensa entre Adriano Guilherme Teves (Rede) e Marquinhos Mendes (PMDB). Porém, Marquinhos Mendes estava com a candidatura indeferida e aguardava decisão da Justiça, mesmo com o maior número de votos, o prefeito eleito foi Adriano.
As pesquisas eleitorais de 2020 apontam que José Bonifácio (PDT) e também ex-prefeito assume a liderança com 23,5% de votos, seguido do Dr. Serginho com 14,5% além de haver um empate de 4,7% pelos candidatos Coronel Ruy França ( Cidadania) e Aquiles Barreto (PT). Mesmo tentando reeleição, o atual prefeito tem apenas 3,5% dos votos.⁴
Dentro da pesquisa o atual prefeito segue a liderança de candidato mais rejeitado por parte dos entrevistados. Vale lembrar que em seus dois mandatos antigos, José Bonifácio, ampliou a estruturação do município investindo em saúde e educação. Além de ter ganho o apoio de Aquiles Barreto que irá apoiar o candidato, após desistir de concorrer ao pleito e fazer uma ruptura com Marquinhos Mendes.
Além disso, o vereador Aquiles Barreto votou contra a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que objetiva a investigação e apuração ao suposto uso político da Prefeitura feita por parte do atual prefeito, o que pode indicar algum possível interesse político. Fica evidente que há grande disputa entre partidos e uma criação de uma frente progressista, com a formação de um bloco centro esquerda.
Arraial do Cabo
Nas eleições municipais de 2016, Renatinho Vianna do PRB foi eleito com 76,94% dos votos. E nessas eleições de 2020 tentará ser reeleito como prefeito.³
Outros candidatos também seguem na disputa, são eles: Henrique Melman (PDT), Marcelo Magno (solidariedade), Ton Porto (DEM) e Willian Luz (PT).
No ano passado, José Bonifácio (PDT) havia convidado Ton Porto por meio de um video nas redes sociais para se filiar ao partido. O que gerou uma polêmica entre José e Melman, pois, para Melman esse apoio não deveria ser dado a outra pessoa fora do partido. Percebe-se uma polarização por parte das candidaturas.
Vale dizer que dia 29 de Julho desse ano, o atual prefeito foi apontado como integrante de uma organização criminosa que praticava de corrupção e fraude à licitação. Além de ser alvo de investigação da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Renatinho, participou de festa enquanto o município estava em lockdown.
Armações de Búzios
Em 2016, o prefeito reeleito foi André Granado (PMDB) e dentro desse cargo, o prefeito se afastou e retornou dez vezes. As candidaturas nessa eleição de 2020 se apresentam muito concentradas em partidos de extrema-direita e Centro- direita. Sendo apenas: PDT, Rede e PMB os partidos menos concentrados na direita. Além disso, André Granado lança seu candidato Joãozinho Carrilho (PRTB)
Saquarema
A prefeita eleita em 2016, Manoela Peres do PTN, empregou 26 parentes para cargos de chefia no município. Além disso, houve uma investigação pela Justiça feita devido a prática de abuso de poder econômico e meios de comunicação.
Na busca por reeleição, Manoela se filia ao DEM. Outros candidatos também seguem no pleito, são eles: Cosme Souza (PC), Luciana Queiroz (PSB), Marcio Motta (PSD), Renato Ribeiro (solidariedade) e Rodrigo (republicanos).
Percebe-se a tendência a partidos de esquerda, porém a problemática ainda é grande, pois sabemos que enfrentamos uma crise muito mais complexa. Indo além dessa dualidade Há coligação de chapas pelos partidos PP, PL, Cidadania, PTC, PV, PROS, PDT, PSDB e DC. Enquanto isso, Rodrigo Borges (PSDB) faz aliança com Nurimar dos Santos (Republicanos). Fazendo coligação de chapa com PT, PTB e PMB. O partido Patriota também faz aliança com o Avante. PSB segue sem coligação.
Conclusão
As candidaturas já estão postas. Percebe-se as alianças políticas por parte de José Bonifácio com Aquiles Barreto e com Ton Porto (DEM). Além disso, em Búzios a maioria dos partidos concorrendo ao pleito é de direita. Enquanto que em Cabo Frio há uma formação de bloco centro esquerda.
Referências: