Eleições municipais na região dos Lagos do estado Rio de Janeiro

Por Karoliny Flor

Este boletim busca mapear as eleições municipais de 2020 na região dos Lagos, analisando, mais precisamente, as cidades de Saquarema, Búzios, Arraial do Cabo e Cabo frio. Procura indicar ainda em quais campos políticos os candidatos mais fortes atuam, se na esquerda ou na direita e também nas subdivisões de cada campo.

Levando em consideração que desde as últimas eleições municipais em 2016, ano do golpe parlamentar contra Dilma Rousseff, o Brasil passa por momentos de crise política repletos de negacionismo e com a direita se fortificando ainda mais, arraigada em uma necropolítica absurda. Além disso, durante a pandemia instaurada percebe-se de maneira ainda intensificada, omissões por parte do governo e golpes.

Se tratando das regiões dos Lagos, em 2018 o governador afastado Wilson Witzel chegou a 75,27% dos votos na região². Enquanto isso, Eduardo Paes do DEM foi derrotado com 24,73% dos votos. Já o presidente Bolsonaro teve 76,07% e Haddad 23,93%, o que evidencia uma forte tendência de votação na direita.

 Nos cinco municípios percebe-se uma forte atuação de partidos que se declaram ser de centro. As fontes usadas foram os sites do G1, Gazeta do Povo e TSE.

Cabo Frio

Nas eleições municipais de 2016 revela que em Cabo Frio a disputa ficou tensa entre Adriano Guilherme Teves (Rede) e Marquinhos Mendes (PMDB). Porém, Marquinhos Mendes estava com a candidatura indeferida e aguardava decisão da Justiça, mesmo com o maior número de votos, o prefeito eleito foi Adriano.

As pesquisas eleitorais de 2020 apontam que José Bonifácio (PDT) e também ex-prefeito assume a liderança com 23,5% de votos, seguido do Dr. Serginho com 14,5%  além de haver um empate de 4,7% pelos candidatos Coronel Ruy França ( Cidadania) e Aquiles Barreto (PT). Mesmo tentando reeleição, o atual prefeito tem apenas 3,5% dos votos.⁴

Dentro da pesquisa o atual prefeito segue a liderança de candidato mais rejeitado por parte dos entrevistados. Vale lembrar que em seus dois mandatos antigos, José Bonifácio, ampliou a estruturação do município investindo em saúde e educação. Além de ter ganho o apoio de Aquiles Barreto que irá apoiar o candidato, após desistir de concorrer ao pleito e fazer uma ruptura com Marquinhos Mendes.

Além disso, o vereador Aquiles Barreto votou contra a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que objetiva a investigação e apuração ao suposto uso político da Prefeitura feita por parte do atual prefeito, o que pode indicar algum possível interesse político. Fica evidente que há grande disputa entre partidos e uma criação de uma frente progressista, com a formação de um bloco centro esquerda.

Arraial do Cabo

Nas eleições municipais de 2016, Renatinho Vianna do PRB foi eleito com 76,94% dos votos. E nessas eleições de 2020 tentará ser reeleito como prefeito.³

Outros candidatos também seguem na disputa, são eles: Henrique Melman (PDT), Marcelo Magno (solidariedade), Ton Porto (DEM) e Willian Luz (PT).

No ano passado, José Bonifácio (PDT) havia convidado Ton Porto por meio de um video nas redes sociais para se filiar ao partido. O que gerou uma polêmica entre José e Melman, pois, para Melman esse apoio não deveria ser dado a outra pessoa fora do partido. Percebe-se uma polarização por parte das candidaturas.

Vale dizer que dia 29 de Julho desse ano, o atual prefeito foi apontado como integrante de uma organização criminosa que praticava de corrupção e fraude à licitação. Além de ser alvo de investigação da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Renatinho, participou de festa enquanto o município estava em lockdown.

Armações de Búzios

Em 2016, o prefeito reeleito foi André Granado (PMDB) e dentro desse cargo, o prefeito se afastou e retornou dez vezes. As candidaturas nessa eleição de 2020 se apresentam muito concentradas em partidos de extrema-direita e Centro- direita. Sendo apenas: PDT, Rede e PMB os partidos menos concentrados na direita. Além disso, André Granado lança seu candidato Joãozinho Carrilho (PRTB)

Saquarema

A prefeita eleita em 2016, Manoela Peres do PTN, empregou 26 parentes para cargos de chefia no município. Além disso, houve uma investigação pela Justiça feita devido a prática de abuso de poder econômico e meios de comunicação.

Na busca por reeleição, Manoela se filia ao DEM. Outros candidatos também seguem no pleito, são eles: Cosme Souza (PC), Luciana Queiroz (PSB), Marcio Motta (PSD), Renato Ribeiro (solidariedade) e Rodrigo (republicanos).

Percebe-se a tendência a partidos de esquerda, porém a problemática ainda é grande, pois sabemos que enfrentamos uma crise muito mais complexa. Indo além dessa dualidade Há coligação de chapas pelos partidos PP, PL, Cidadania, PTC, PV, PROS, PDT, PSDB e DC.  Enquanto isso, Rodrigo Borges (PSDB) faz aliança com Nurimar dos Santos (Republicanos). Fazendo coligação de chapa com PT, PTB e PMB. O partido Patriota também faz aliança com o Avante. PSB segue sem coligação.

Conclusão

As candidaturas já estão postas. Percebe-se as alianças políticas por parte de José Bonifácio com Aquiles Barreto e com Ton Porto (DEM). Além disso, em Búzios a maioria dos partidos concorrendo ao pleito é de direita. Enquanto que em Cabo Frio há uma formação de bloco centro esquerda.

Referências:

https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/eleicoes/2018/noticia/2018/10/29/regiao-dos-lagos-do-rj-tambem-elege-wilson-witzel-com-media-de-290-mil-votos.ghtml ²

https://www.google.com/amp/g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/eleicoes/2016/noticia/2016/10/veja-quem-sao-os-prefeitos-eleitos-nas-cidades-da-regiao-dos-lagos-do-rio.amp

https://rc24h.com.br/noticia/ver/42656/eleicoes-2020–pesquisa-aponta-que-jose-bonifacio-sai-na-frente-em-cabo-frio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s