Garotinho avança em Campos dos Goytacazes; Indefinição cerca Macaé e Rio das Ostras

Por Gustavo Dias

O artigo busca analisar o quadro eleitoral de Campos dos Goytacazes, Macaé e Rio das Ostras para as eleições municipais de 2020 a partir do começo oficial da campanha, em 27 de setembro. As cidades são importantes no Estado do Rio de Janeiro uma vez que  estão estruturadas na cadeia produtiva do petróleo fluminense. O objetivo é compreender como as forças políticas estão se configurando nesses municípios. 

Este artigo irá retratar as diferenças em relação ao quadro de candidaturas do boletim anterior, buscando ver as candidaturas a partir da confirmação dos postulantes junto ao site do TSE. Além disso, será realizado um mapeamento dos candidatos, procurando retratar suas tendências e ideias visando a vitória no pleito eleitoral. Por fim, analisa-se o cenário de acordo com as pesquisas que estão sendo realizadas no mês de Outubro. Desta forma, poderemos realizar projeções e obter uma compreensão acerca do direcionamento que a respectiva cidade irá tomar a partir do ano de 2021.

A hipótese a ser testada é de uma vitória da direita tradicional, consolidando a configuração do quadro eleitoral a partir das capitais em 2016. No entanto, nas cidades apresentadas, candidatos do quadro da direita bolsonarista podem polarizar essa disputa. Cabe lembrar que em apenas uma entre as três cidades pesquisadas existe a chance de ter um segundo turno: Campos dos Goytacazes. 

As fontes pesquisadas para a produção do artigo foram: Jornal O Dia, Jornal A Terceira Via, Prensa de Babel, Redes sociais dos candidatos (Facebook e Twitter)

A seguir, segue uma análise do período que abarca o dia 27 de Setembro ao dia 19 de Outubro nas respectivas cidades.

Campos dos Goytacazes

Para o pleito de 2020, onze candidatos confirmaram registro junto ao TSE. Em relação ao boletim anterior, há a retirada de duas candidaturas: Coronel Fabiano (PSL) e Klai Ferreira (REDE). Assim, os postulantes ao cargo máximo da cidade são os seguintes:

Candidatos a prefeito de Campos em 2020

CandidatoPartido
BeethovenPSDB
Caio ViannaPDT
Claudio RangelPMN
Dr Bruno CalilSolidariedade
Jonathan PaesPMB
OdisseiaPT
Professora NatáliaPSOL
Rafael DinizCidadania
Roberto HenriquesPC do B
Tadeu Tô ContigoRepublicanos
Wladimir GarotinhoPSD

A partir do dia 27 de Setembro, os candidatos iniciaram suas campanhas, visando o pleito de 15 de Novembro.

Assim, a direita bolsonarista traz o candidato Jonathan Paes (PMB), que posta  vídeos sobre questões da cidade[1], e o candidato Tadeu Tô Contigo (Republicanos), que utiliza sua rede social para a divulgar suas propostas para Campos[2][3]. Pela direita, Beethoven (PSDB) participa de debates para discutir projetos[4], enquanto Dr. Bruno Calil (Solidariedade)  e Wladimir Garotinho (PSD) realizam atos de campanha nas ruas[5][6] com grandes caravanas, além das propostas.[7][8] No campo do centro, o candidato Claudio Rangel (PMN) aposta no recurso das lives através de sua rede social[9], como forma de obter maior apoio. O atual prefeito Rafael Diniz (Cidadania) divulgou em sua conta no facebook um vídeo em defesa de sua gestão[10] e enaltece os feitos de seu mandato[11].

Pelo lado da esquerda, o candidato Caio Vianna (PDT), traz junto a campanha o seu pai, Arnaldo Vianna[12], que foi prefeito de Campos entre 1998 e 2004[13] como forma de obter apoio junto à população local. A Professora Natália (PSOL) critica a proposta de reforma administrativa feita pelo governo federal[14], além de apresentar propostas para a cidade[15], enquanto Roberto Henriques (PCdoB)  concedeu uma longa entrevista[16] estabelecendo seus planos caso seja eleito. A candidata do PT, Odisseia, divulgou em sua rede social um vídeo a qual recebe apoio do ex-presidente Lula para sua candidatura[17] e publicou propostas sobre o transporte público na cidade[18].

De acordo com a pesquisa registrada junto ao TSE sob o número 00704-2020 e divulgada no dia 29 de Setembro[19], Wladimir Garotinho (PSD) lidera com 26% dos votos, seguido de Caio Vianna (PDT) com 14%, Rafael Diniz (Cidadania), com 9% e Tadeu Tô Contigo (Republicanos), com 5%.

Desta forma, evidencia-se a força de Wladimir Garotinho (PSD) , já apontado no boletim anterior como um possível vitorioso, e um candidato da direita bolsonarista, Tadeu Tô Contigo (Republicanos) com chance de chegar ao segundo turno.

 Macaé

A cidade de Macaé traz onze candidatos para o cargo de prefeito. Em relação ao boletim anterior, há a inclusão de dois nomes: Índio (PMB) e Jonas Vicente (PCO).

Assim, o quadro de Macaé para o pleito de Novembro se apresenta da seguinte forma:             

Candidatos a prefeito de Macaé em

                                      2020

CandidatoPartido
André LongobardiRepublicanos
Igor SardinhaPT
ÍndioPMB
Jonas VicentePCO
Maxwell VazSolidariedade
Ricardo BichãoPRTB
Riverton MussiPDT
Robson OliveiraPTB
Sabrina LuzPSTU
Silvinho LopesDEM
Welberth RezendeCidadania

Apesar do registro da candidatura junto ao TSE, o ex-prefeito Riverton Mussi (PDT) enfrenta pendências jurídicas em decorrência de uma condenação transitada em julgado por improbidade administrativa, o que pode afetar a confirmação de sua candidatura.[20] Riverton, por sua vez, afirma em sua rede social que é candidato.[21]

Assim, em 27 de Setembro começaram as campanhas visando o pleito para o dia 15 de Novembro. A direita bolsonarista traz o candidato André Longobardi (Republicanos), que em seu perfil no facebook enaltece  a identificação com o presidente da República, como forma de angariar maior apoio[22], e enfatiza a questão da segurança em sua campanha[23].  Ricardo Bichão (PRTB), por sua vez, divulgou um vídeo ao lado do vice-presidente da República, Hamilton Mourão[24], em sua conta oficial. Já o candidato Índio (PMB) apresentou seu plano de governo[25], e reforça as candidaturas de vereadores de seu partido em postagens[26][27]em sua rede social.  Pela direita liberal, Maxwell Vaz (Solidariedade), divulga vídeos sobre suas propostas[28] e realiza debates online.[29] Robson Oliveira (PTB), por sua vez, une-se a pastores em busca de apoio[30] e faz críticas ao serviço da CEDAE, e afirma que irá retirar a empresa da cidade.[31]

Silvinho Lopes (DEM) utiliza o recurso das lives para falar sobre seus projetos[32]. Pela centro-esquerda, Welberth Rezende (Cidadania) fez uma live com Dr. Aluízio (PSDB), atual prefeito, para tratar de assuntos da cidade e ações do governo municipal[33]. Além disso,  Welberth (Cidadania) ganhou o apoio do senador Romário, que esteve presente na cidade.[34] No campo da esquerda, o candidato do PT,  Igor Sardinha, tem como bandeira o programa de renda básica chamado moeda social[35] e enfatiza a defesa da Petrobrás[36]. Sabrina Luz (PSTU), defende a criação de conselhos populares[37]. Não foi encontrado o perfil do candidato Jonas Vicente (PCO).

Até o fechamento da edição deste boletim não houve qualquer pesquisa sobre o cenário eleitoral de Macaé. No entanto, jornalistas locais[38] apontam para uma disputa entre quatro candidatos: Igor Sardinha (PT), Robson Oliveira (PTB), Silvinho Lopes (DEM) e Welberth Rezende (Cidadania). Assim, é importante destacar a força da candidatura de Welberth Rezende, que é apoiado pelo prefeito Dr. Aluízio (PSDB) e possui uma ampla coligação (Cidadania/REDE/Podemos/PROS/PV/PSDB/PCdoB) e o PT surgindo como um potencial vencedor na cidade.

                                                                        Rio das Ostras

A cidade de Rio das Ostras apresenta nove candidatos para o pleito de 2020. Não houve qualquer mudança em relação ao boletim anterior. Assim, segue abaixo os postulantes ao cargo de prefeito de Rio das Ostras.

Candidatos a prefeito de Rio das Ostras em 2020

CandidatosPartido
Ana Paula SiqueiraPSOL
Coronel PessanhaPMB
Dr. Fábio SimõesPL
Flávio PoggianPTC
Leandro AlmeidaPSL
Marcelino da FarmáciaPV
Paulo SchlederPSB
Professor GilbertoPDT
Professor LuizinhoPT

Com o início das campanhas, podemos notar o perfil dos candidatos, com suas propostas e suas ideias acerca do cenário local e nacional. Desta forma, o campo da direita bolsonarista se apresenta com Coronel Pessanha (PMB), que tem como um de seus focos a polarização que ocorre no cenário nacional, e assim através de sua conta no twitter, traz críticas ao ex-presidente Lula[39] e apoio ao atual presidente Jair Bolsonaro. Por sua vez, Leandro Almeida (PSL) enfatiza propostas para a cidade através do facebook[40][41], buscando assim angariar mais apoio. Pela direita liberal, o candidato Dr. Fábio Simões (PL)  traz seus projetos para Rio das Ostras em seu perfil oficial[42][43] enquanto Flávio Poggian (PTC) utiliza o recurso das lives para tratar de temas da cidade[44]. Atual prefeito, o candidato Marcelino da Farmácia (PV) traz como bandeira o combate à corrupção[45] e enfatiza os feitos de sua gestão em sua conta no facebook.[46]

O campo da esquerda, por sua vez, traz com mais força aspectos da conjuntura nacional. Nesse sentido, Paulo Schleder (PSB) contesta a reforma administrativa proposta pelo governo federal, e reforça a defesa aos servidores públicos[47]. Ana Paula (PSOL) traz em seu perfil no facebook críticas à política ambiental do governo federal[48], enquanto Professor Gilberto (PDT) traz à tona a questão do trabalho no Brasil[49]. No campo da esquerda petista, Professor Luizinho (PT), enfatiza o as investigações sobre corrupção no governo Bolsonaro.[50]

Desta forma, apesar de todos os candidatos apresentarem propostas sobre a cidade em seus perfis, ocorre uma distinção de temáticas, com o campo da esquerda trazendo ênfase nas questões nacionais.

Até o fechamento desta edição, não houve uma pesquisa eleitoral na cidade. No entanto, o pleito de Novembro pode contribuir para trazer a dimensão da força do bolsonarismo na cidade, e como será o desempenho da esquerda nesse cenário.

Conclusão

Ao fim da primeira quinzena do mês de Outubro, percebe-se que as cidades em ano eleitoral dão mais ênfase às questões mais imediatas da população local, deixando assim a conjuntura nacional um pouco distante do pleito. Isso não impede que alguns candidatos abordem as questões nacionais, seja para apoiar o governo federal ou para criticá-lo. Mas não é a dinâmica dominante.

Além disso, nota-se a intensidade das redes sociais nas campanhas dos candidatos, onde há o recurso das lives como uma forma de aproximação e comunicação com o eleitor, em um período de restrições sanitárias devido aos impactos da Covid-19.

Com o pleito que se apresenta no dia 15 de Novembro, poderemos saber o rumo que as cidades irão tomar, bem como analisar o desempenho do bolsonarismo em sua primeira eleição como uma força consolidada no cenário nacional. Tal perspectiva abre um campo maior de pesquisas, visando as eleições gerais que ocorrem no ano de 2022.


[1] https://www.facebook.com/jonathanpaes2/posts/202139198009895

[2]https://www.facebook.com/photo?fbid=3159096124202612&set=p.3159096124202612

[3]https://www.facebook.com/photo?fbid=3159087270870164&set=p.3159087270870164

[4] https://www.facebook.com/lesley.beethoven/posts/3392742437480609

[5] https://www.facebook.com/drbrunocalil/posts/196221525356921

[6] https://www.facebook.com/wladimirgarotinhoo/posts/2017015561766629

[7]https://www.facebook.com/wladimirgarotinhoo/photos/a.336787439789458/2014341498700702/

[8] https://www.facebook.com/drbrunocalil/posts/194667905512283

[9] https://www.facebook.com/claudio.rangel.948/posts/706125373641301

[10] https://www.facebook.com/RafaelDinizOficial/posts/1493725714148466

[11] https://www.facebook.com/RafaelDinizOficial/posts/1505556966298674

[12] https://www.facebook.com/caioviannaoficial/posts/1620775484769231

[13] https://pt.wikipedia.org/wiki/Arnaldo_Vianna

[14] https://www.facebook.com/nataliasoarespsol/posts/170628211279388

[15]https://www.facebook.com/nataliasoarespsol/photos/a.120221966320013/173063511035858

[16]https://www.jornalterceiravia.com.br/2020/10/11/roberto-henriques-prefeito-por-3-meses-agora-ele-quer-4-anos/?fbclid=IwAR1_inhGZsF0WrTxGHkWCajLf0sQ5eZ0c__e3wIQmrIl3H0Kl5A6dWBLCrg#.X4NAsHcHxMs.whatsapp

[17] https://www.facebook.com/Odisseia13/posts/135130484982593

[18]https://www.facebook.com/Odisseia13/photos/a.132749475220694/134063921755916

[19]https://www.jornalterceiravia.com.br/2020/09/29/primeira-pesquisa-eleitoral-para-prefeito-de-campos-e-divulgada/

[20]https://odia.ig.com.br/macae/2020/09/5993474-ex-prefeito-de-macae–riverton-mussi-perde-mais-uma-vez-na-justica-e-continua-inelegivel.html

[21] https://www.facebook.com/rivertonrm/posts/2734504136830922

[22] https://www.facebook.com/andrelongobardioficial/posts/365445931482079

[23] https://www.facebook.com/andrelongobardioficial/posts/359044162122256

[24] https://www.facebook.com/ricardo.bichaoii/posts/180630806858918

[25]https://www.facebook.com/indioluizantonio.pacheco/posts/3432215866886011

[26]https://www.facebook.com/photo?fbid=3426540654120199&set=a.846234508817506

[27]https://www.facebook.com/photo?fbid=3426543107453287&set=a.846234508817506

[28] https://www.facebook.com/maxwell.vaz/posts/4428885753853092

[29] https://www.facebook.com/maxwell.vaz/posts/4428468170561517

[30] https://www.facebook.com/robsonavozdopovo/posts/774108436479687

[31] https://www.facebook.com/robsonavozdopovo/posts/779467752610422

[32] https://www.facebook.com/silvinholopes.macae.3/posts/381874179859784

[33] https://www.facebook.com/welberth.rezende/videos/254857615901647

[34] https://www.facebook.com/welberth.rezende/posts/4502644323139652

[35] https://twitter.com/igorsardinha/status/1313524791383650305

[36] https://www.facebook.com/igorsardinhamacae/posts/1797995697022421

[37] https://www.facebook.com/brina.luz/posts/3414280008661760

[38]https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/10/10/ainda-nao-ha-favoritos-nas-eleicoes-de-macae/

[39] https://twitter.com/CoronelPessanha

[40]https://www.facebook.com/leandroralmeid/photos/a.850500138686382/1111505315919195

[41]https://www.facebook.com/leandroralmeid/photos/a.850500138686382/1112536209149439

[42] https://www.facebook.com/DrFabioSimoes/posts/2083292655128062

[43] https://www.facebook.com/DrFabioSimoes/posts/2081324788658182

[44] https://www.facebook.com/flaviopoggian/posts/2811057485845469

[45] https://www.facebook.com/MarcelinoDaFarmacia/posts/2913037578953578

[46] https://www.facebook.com/MarcelinoDaFarmacia/posts/2922635654660437

[47] https://www.facebook.com/PauloSchlederRO/posts/1235440456789607

[48] https://www.facebook.com/anapaula.siqueiraRO/posts/4416611635076548

[49]https://www.facebook.com/professorgilberto12/photos/a.237717414219605/285644109426935/

[50]https://www.facebook.com/luizinhoprofessor13/photos/a.136227078127179/166056391810914/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s