Mapeamento nas capitais brasileiras das candidaturas que fazem alusão às forças de Segurança Pública 

Por Isabella Correia

O presente texto faz parte da pesquisa de monitoramento eleitoral do NUDEB e busca mapear as candidaturas de operadores de segurança pública (PMs, Forças Armadas em. geral, Bombeiros, Guardas Municipais) a prefeito nas capitais brasileiras.

Nos últimos anos, houve um crescimento em relação a candidatos que trazem em seus nomes uma alusão às Forças de Segurança Pública, graças a um sentimento de medo por parte dos eleitores das grandes capitais brasileiras, isto é, tal aumento sofre muita influência dos problemas da violência e da criminalidade no país.

Em 2020, como consequência da vitória nas urnas do atual presidente Jair Bolsonaro em 2018, o número de candidatos cuja origem profissional declarada nos registros de candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi policial civil, policial militar, bombeiro militar e membro das Forças Armadas (da ativa ou reformado) dobrou em relação às eleições municipais de 2016.

Esse texto propõe, então, apresentar um monitoramento desses personagens, que apresentaram tanto em seus nomes como em suas profissões uma alusão às forças de seguranças públicas. Assim, pretende-se analisar tais candidatos para prefeito e vice-prefeito das capitais brasileiras e mostrar a origem desse fenômeno e qual o seu potencial nas urnas. Em sua maioria, esses candidatos estão presentes em partidos à direita ou ao centro do espectro político e apresentam uma agenda conservadora em termos de costumes, defendem o discurso “bandido bom é bandido morto” e de “lei-e-ordem”, isto é, o da repressão violenta  à criminalidade. Entretanto, esse ano, percebe-se que partidos de esquerda também aceitaram a atuação de candidatos com essas características em suas fileiras. 

Foram encontradas nesta análise candidaturas ligadas à forças de segurança pública em 22 das 26 capitais. Inesperadamente, há cidades que apresentam mais de um candidato deste campo político. À vista disso, há no total 61 candidaturas que fazem alusão às Forças de Segurança Pública, sendo elas 15 nas capitais do Norte, 24 nas capitais do Nordeste, 5 no Centro-Oeste, 11 no Sudeste e, por fim, 6 na região do Sul. Esse levantamento de dados sobre as candidaturas desses personagens aconteceram por meio dos portais de notícias do Grupo Globo, Folha de São Paulo, UOL, Estadão e também através noticiários regionais. 

Mapeamento por capital de cada região

NORTE

Belém

O partido Patriota tem como candidato à prefeitura de Belém o ex-delegado federal Everaldo Eguchi, que nas urnas se apresenta como Delegado Federal Eguchi. Seu candidato a vice na chapa é o sargento da PM Edemberg Quemer Mota. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 03/10/2020, essa chapa se encontra em terceiro lugar com 5% de intenção de voto e 11% de rejeição. 

Por sua vez, o pastor Guilherme Lessa é candidato à prefeitura de Belém pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC). O candidato a vice-prefeito da chapa será o major Diamantina. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 03/10/2020, essa chapa se encontra com 1% de intenção de voto e 8% de rejeição. 

O deputado federal Vavá Martins é candidato pelo partido Republicanos à prefeitura de Belém e o candidato a vice-prefeito será o policial militar sargento Gonçalves. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 03/10/2020, essa chapa se encontra com 4% de intenção de voto e 16% de rejeição. 

Boa Vista

O pastor Isamar Ramalho é candidato à prefeitura de Boa Vista pelo partido Podemos. Seu candidato a vice-prefeito é o major da Polícia Militar Overlan Alves. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 16/10/2020 ele conta com 2% de intenção de votos e 15% de rejeição.

Manaus

Capitão Alberto Neto é candidato a prefeito pelo partido Republicanos. O político segue a linha bolsonarista e foi militar das Forças Armadas e oficial da Polícia Militar do Amazonas. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 14/10/2020, ele tem 7% de intenção de votos e 17% de rejeição.

Chico Preto é candidato pelo partido Democracia Cristã (DC) e tem como seu vice o coronel Augusto Cezar, cujo nome aparece nas urnas como TEN CEL Augusto Cezar Pittbull. Segundo pesquisa do Ibope publicada no dia 14/10/2020, a chapa tem 3% de intenção de votos e 18% de rejeição. 

O partido Patriota tem como seu candidato o Coronel Menezes à prefeitura de Manaus e o candidato a vice-prefeito, o delegado Rafael Costa e Silva, do mesmo partido. O candidato recebeu apoio de sua candidatura pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A imagem do Bolsonaro está estampada em todo o material de campanha do candidato. Segundo pesquisa do Ibope publicada no dia 14/10/2020, a chapa tem 6% de intenção de votos e 14% de rejeição. 

Palmas

Barison é candidato à Prefeitura de Palmas nas eleições municipais pelo partido Republicanos. O candidato a vice-prefeito da chapa é o Tenente Gilberto (PRTB), membro das Forças Armadas. Segundo a pesquisa eleitoral publicada no dia 02/10/2020, a chapa conta com 2% de intenção de votos e 9% de rejeição. 

Porto Velho

O Partido Solidariedade tem como candidato o Coronel Ronaldo Flores, policial militar, à prefeitura de Porto Velho.  A candidata à vice é a pastora Sila, do Partido Verde (PV). Segundo a pesquisa publicada no dia 14/10/2020, a chapa se encontra com 5% de intenção de voto e 13% de rejeição. 

Lindomar Garçon é candidato à prefeitura de Porto Velho pelo partido Republicanos e tem como vice a candidata cabo Milene Barreto. Segundo a pesquisa publicada no dia 14/10/2020, a chapa se encontra com 6% de intenção de voto e 49% de rejeição. 

O Partido Social Liberal (PSL) tem como candidato o Sargento Eyder Brasil à prefeitura de Porto Velho e como vice o Tenente Costa (PSL). Segundo a pesquisa publicada no dia 14/10/2020, a chapa se encontra com 3% de intenção de voto e 14% de rejeição.

Macapá 

Patrícia Ferraz é candidata à prefeitura de Macapá pelo partido Podemos e tem como seu vice o tenente bombeiro militar Juracy Picanço, do mesmo partido. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 14/10/2020, a chapa se encontra com 13% de intenção de votos e 25% de rejeição. 

NORDESTE

Aracaju

Danielle Garcia, ou Delegada Danielle, é candidata à prefeitura de Aracaju pelo partido Cidadania e tem como vice-prefeito o candidato Valadares filho, do PSB. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 09/10/2020, a candidata se encontra em segundo lugar contando com 21% de intenção de votos e 13% de rejeição.

O Partido Democracia Cristã (DC) tem como candidato o Delegado Paulo Márcio, policial civil, e conta com a candidata a vice Simone Vieira também do DC. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 09/10/2020, a candidata se encontra com 1% de intenção de votos e 7% de rejeição.

O Partido Democratas (DEM) tem como candidata Georlize Teles, delegada, à Prefeitura de Aracaju. O candidato a vice na chapa é o coronel da Polícia Militar, Péricles de Menezes, do mesmo partido. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 09/10/2020, a candidata tem 3% de intenção de votos e 5% de rejeição.

Fortaleza

O Capitão Wagner (Pros) é o candidato a prefeito em Fortaleza. Ele tem como vice Kamila Cardoso, do  mesmo partido. Wagner é capitão reformado da Polícia Militar e já foi líder de diversas greves. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 14/10/2020, o candidato se encontra em primeiro lugar contando com 28% de intenção de votos e 33% de rejeição.

O deputado federal Heitor Freire é candidato pelo Partido Social Liberal (PSL) a prefeito de Fortaleza. Na chapa, a candidata à vice é a cabo da Polícia Militar Laurice Maia, também do PSL. Segundo a pesquisa do ibope publicada no dia 14/10/2020, o candidato se encontra com 1% de intenção de votos e 11% de rejeição.

Salvador

Cezar Leite é candidato à prefeitura de Salvador pelo partido PRTB e tem como vice-prefeito o militar Tenente Maciel. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 05/10/2020, a chapa conta com 3% de intenção de votos e 12% de rejeição.

Major Denice Santiago é policial militar e candidata à prefeitura de Salvador pelo PT. Sua vice é a deputada estadual e ex-vereadora Fabiola Mansur (PSB). Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 05/10/2020, a chapa conta com 6% de intenção de votos e 14% de rejeição.

Pastor Sargento Isidório, policial militar, é candidato à prefeitura de Salvador pelo partido Avante. Sua vice é a empresária Eleusa Coronel do mesmo partido. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 05/10/2020, a chapa conta com 10% de intenção de votos e 35% de rejeição.

Recife

O Partido Social Cristão (PSC) tem como candidato o Coronel Alberto Feitosa à prefeitura do Recife. O candidato à vice é o pastor Wellington Carneiro. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 02/10/2020, o candidato se encontra com 1% de intenção de votos e 17% de rejeição.

A delegada Patrícia Domingos é candidata à prefeitura do Recife pelo partido Podemos. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 02/10/2020, o candidato se encontra com 11% de intenção de votos e 10% de rejeição.

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) tem Marco Aurélio ou, como se apresenta nas urnas, Marco Aurélio Meu Amigo, como candidato a prefeito de Recife. Seu candidato a vice-prefeito é o coronel José Alves. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 02/10/2020, o candidato se encontra com 1% de intenção de votos e 10% de rejeição.

Natal

O PRTB tem como candidato o Coronel Hélio Oliveira, reserva da Aeronáutica, para a prefeitura de Natal. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 06/10/2020, o candidato se encontra com 1% de intenção de votos e 11% de rejeição.

O Coronel Azevedo é candidato do PSC a prefeito em Natal. Ele é ex-comandante da polícia militar do Rio Grande do Norte e tem como vice o policial civil Erick Guerra, do mesmo partido. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 06/10/2020, o candidato se encontra com 2% de intenção de votos e 14% de rejeição.

O partido PSL tem como candidato o delegado aposentado Sérgio Leocádio, que tem sua campanha focada no combate à corrupção e à violência. Como vice-prefeita, tem a delegada aposentada Deusa Martins, do PP. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 06/10/2020, o candidato se encontra com 3% de intenção de votos e 11% de rejeição.

João Pessoa

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) tem como candidato Nilvan Ferreira à Prefeitura de João Pessoa. Como candidato a vice-prefeito, foi escolhido Eduardo Milanez, ou Major Milanez, (MDB). Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 05/10/2020, o candidato se encontra com 15% de intenção de votos e 16% de rejeição.

Raoni Mendes é candidato a prefeito de João Pessoa pelo Democratas. O candidato a vice-prefeito é Coronel Ramalho (DEM), ou Ricardo Ramalho, policial militar. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 05/10/2020, o candidato se encontra com 2% de intenção de votos e 9% de rejeição.

São Luís

O Podemos tem como candidato Eduardo Braide à prefeitura de São Luís. A policial militar Esmênia Miranda será a candidata à vice-prefeita pela chapa. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 21/09/2020, o candidato se encontrava em primeiro lugar com 43% de intenção de votos.

Teresina

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) tem como candidato a prefeito Kleber Montezuma em Teresina. O candidato a vice na chapa é o sargento R. Silva (Progressistas). Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 16/10/2020, o candidato se encontra com 18% de intenção de votos e 22% de rejeição.

O Major Diego Melo, oficial da Polícia Militar, é candidato pelo partido Patriota e tem como vice-prefeita a candidata Elisvânia Rodrigues (patriota), membro das forças armadas. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 16/10/2020, o candidato se encontra com 2% de intenção de votos e 8% de rejeição.

CENTRO-OESTE

Goiânia

Adriana Accorsi é candidata à prefeitura de Goiânia pelo PT e já concorreu ao mesmo cargo em 2016. Ao contrário de 2016, ano em que ela foi derrotada, em 2020, ela decidiu destacar a sua carreira como delegada e “especialista em segurança pública e ciências criminais”. Mudando, inclusive o nome que aparece na urna. Hoje é Delegada Adriana. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 02/10/2020, ela se encontra com 11% de intenção de voto e 15% de rejeição. 

O pré-candidato pelo partido Solidariedade é Alysson Lima e o candidato a vice-prefeito da chapa será o coronel da Polícia Militar José Augusto de Oliveira, que possui quase 30 anos de carreira na Polícia Militar de Goiás. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 02/10/2020, essa chapa tem 6% de intenção de votos e 9% de rejeição.

O Partido Liberal (PL), de início, havia indicado a Dr. Cristina Lopes como pré-candidata, porém, até o momento, a candidatura foi retirada pelo partido. Lopes entrou com recurso e o documento define que, até que o caso seja julgado, a candidata está apta a cumprir a agenda de campanha, mas continua fora dos programas eleitorais em rádio e TV. Seu vice-prefeito seria o Coronel Luiz (PL), bombeiro militar. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 02/10/2020, ela se encontra com 3% de intenção de voto e 5% de rejeição. 

O Partido Social Liberal (PSL) tem como candidato à prefeitura Júnio Alves Araújo, mais conhecido na política como Major Araújo. Ele é major da Polícia Militar de Goiás e terá como vice-prefeita a pastora Rose Castelo. O político se mostrou apoiador do atual presidente da República, Jair Bolsonaro. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 02/10/2020, ele se encontra com 4% de intenção de voto e 15% de rejeição.

Campo Grande

A Delegada Sidnéia Tobias é candidata à prefeitura de Campo Grande pelo partido PODEMOS, e afirma que irá “trabalhar para o povo, para a cidade, com transparência e contra a corrupção”. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 16/10/2020, ela se encontra em quarto lugar com 4% das intenção de voto e com 6% de rejeição. 

SUDESTE

Rio de Janeiro

Em busca de um eleitorado bolsonarista, o pré-candidato a prefeito Luiz Lima (PSL) convida o delegado Fernando Veloso para ser seu vice na chapa na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro. Veloso chegou a dizer que, ao se juntar a chapa de Luiz Lima, teria “a liberdade para resolver os problemas de segurança pública no município […] Já que sou delegado, que ninguém mexa com o meu prefeito”, em sua rede social se apresenta como Delegado e ex-chefe da Polícia Civil. Segundo a pesquisa do Ibope divulgada no dia 15/10/2020, essa chapa tem 3% de intenção de votos para a prefeitura do Rio e 10% de rejeição.

O atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos) tem em sua chapa a tenente-coronel Andréa Firmo (Republicanos), primeira mulher do Exército a comandar uma base militar em missão da Organização das Nações Unidas (ONU), na África. Segundo o jornal O Globo, sua candidatura é vista como algo positivo, pois, além do perfil militar, a tenente-coronel se diz “100% católica”, o que pode ajudar a diversificar o eleitorado mais concentrado entre os evangélicos do prefeito. Segundo a pesquisa do Ibope divulgada no dia 15/10/2020, essa chapa se encontra em segundo lugar nas intenção de voto, com 12%. São contados 57% de rejeição. 

A Delegada Martha Rocha é candidata do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ela foi chefe da Polícia Civil do Estado durante o governo Sérgio Cabral. Seu plano de governo apresenta detalhadamente propostas em 12 eixos, onde a questão da segurança pública é uma das mais aprofundadas. Além disso, ela iniciou sua campanha nesta semana, falando em retomar um projeto de educação de Leonel Brizola. Segundo a pesquisa do Ibope divulgada no dia 15/10/2020, a delegada aposentada se encontra em terceiro lugar com 8% nas intenção de voto e tendo 9% de rejeição. 

Na chapa da pré-candidata Renata Souza (PSOL) tem como vice o coronel reformado da Polícia Militar (PM) Íbis Pereira, que defende diálogo com as polícias como único caminho para conseguir mudanças na segurança pública. Íbis, ao contrário da maioria dos candidatos desse campo político, defende o legado de Marielle e dos governos de Leonel Brizola. Além disso, ele diz que é somente através do diálogo entre as polícias e demais instituições será possível reduzir os indicadores de violência e obter uma mudança efetiva na política de segurança pública. Segundo a pesquisa do Ibope divulgada no dia 15/10/2020, essa chapa se encontra com 3% de intenção de voto e 8% de rejeição.

Belo Horizonte

O pré-candidato a prefeito Bruno Engler (PRTB) tem como companheira de chapa, a militar reformada Coronel Cláudia. O pré-candidato, em suas redes sociais, se mostra bolsonarista. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 15/10/2020, sua chapa tem 2% de intenção de voto e tem 6% de rejeição.

O Cabo Xavier é pré-candidato a prefeito pelo partido PMB e é policial militar. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 15/10/2020, sua chapa tem 1% de intenção de voto e tem 14% de rejeição.

Vitória

O Capitão Assumção à Prefeitura de Vitória pelo partido Patriota e tem como candidato a vice o Capitão Tristão, ambos bolsonaristas. O pré-candidato a prefeito é policial militar reformado, mas atualmente exerce o cargo de deputado estadual. Já o vice, Capitão Tristão, segundo o noticiário A gazeta, não chefia nenhuma companhia e é chefe de seção no Quartel de Maruípe. Os dois defendem a “direita conservadora” e dizem lutar contra a “esquerda”. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 13/10/2020, essa chapa se encontra em quinto lugar nas intenção de voto com 6%.

O Coronel Nylton (NOVO) é pré-candidato à Prefeitura de Vitória e é coronel reformado da Polícia Militar do Espírito Santo. Em 2017, foi comandante-geral da PM e secretário de Segurança Pública do estado em 2018. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 13/10/2020, Coronel Nylton tem 1% de intenção de votos e 16% de rejeição. 

O Delegado Lorenzo Pazolini à Prefeitura de Vitória pelo partido Republicanos. Ele é um dos representantes da ala conservadora e atualmente é deputado estadual em seu primeiro mandato. Além disso, também é ex-auditor do Tribunal de Contas do Estado e delegado de Polícia de carreira. Em sua chapa, a Capitã Estéfane se encontra como vice. Segundo a pesquisa do Ibope publicada no dia 13/10/2020, ele se encontra em terceiro lugar com 10% de intenção de voto e conta com 14% de rejeição.

SUL

Porto Alegre

João Derly (Republicanos) é pré-candidato a prefeitura de Porto Alegre e tem como seu vice o delegado Fernando Soares (Republicanos). Segundo Derly, seu vice tem experiência na segurança pública e o compromisso com a ética. Segundo as pesquisas eleitorais publicada no dia 05/10/2020, essa chapa se encontra com 4% nas intenção de votos. 

O candidato Valter Nagelstein do PSD tem como seu vice na chapa o Delegado Diogo (PSD), que ressaltou que a cidade exige das autoridades um trabalho específico na área da segurança. Segundo as pesquisas eleitorais pelo Ibope publicada no dia 05/10/2020, essa chapa se encontra com  4% e 5% de rejeição.

Florianópolis 

O empresário Helio Bairros é candidato a prefeito da Capital pelo Patriota, tendo como vice Edgar Lopes, agente aposentado da Polícia Federal. Essa chapa busca conseguir votos da onda conservadora na cidade que elegeu Jair Bolsonaro com 65% dos votos em 2018. Segundo a pesquisa feita pelo Ibope no dia 05/10/2020, eles se encontram com 1% de intenção de voto e 6% de rejeição.

Curitiba 

O Fernando Francischini é pré-candidato à prefeitura de Curitiba pelo PSL. Ele se formou em direito e é delegado da Polícia Federal. Ele tem a Segurança Pública como base de sua carreira política. Sua vice é a major médica da Polícia Militar Letícia Chun Pei Pan também do PSL. Essa chapa, segundo a pesquisa eleitoral publicada no dia 06/10/2020, se encontra em segundo lugar com 6% de intenção de votos e conta com 21% de rejeição. 

Paulo Opuszka é pré-candidato à  prefeitura pelo PT e tem como vice o delegado da Polícia Civil Pedro Filipe (PT). O vice da chapa sempre fez críticas contundentes ao bolsonarismo. Segundo a pesquisa eleitoral publicada no dia 06/10/2020, se encontra com 1% de intenção de votos e conta com 5% de rejeição. 

Conclusão

Em suma, é importante frisar que, segundo a constituição brasileira, no artigo 14, o militar alistável é elegível quando caso ele tenha menos de dez anos de serviço e deverá se afastar da atividade. Caso o militar contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade. Já no artigo 142, o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos, além disso, o militar em atividade que tomar posse em cargo ou emprego público civil permanente, será transferido para a reserva, nos termos da lei. 

Sabe-se que o aumento de candidatos nesse campo político é consequência da violência nas cidades e, portanto, muito relevante eleitoralmente. Existe um sentimento de medo na população que faz com que as pessoas queiram que esses personagens os representem na política. Mesmo que a segurança pública não seja totalmente responsabilidade da prefeitura, eles estão fortalecendo suas candidaturas com esse discurso, pois é o assunto que eles mais dominam. Em outras palavras, mesmo que eles não possam solucionar os problemas da segurança pública, ao adotar frases como “bandido bom é bandido morto” acabam se tornando possíveis bons prefeitos. Mas, para além disso, segundo a socióloga Fábia Berlatto, o resultado de 2018 é “fruto de uma fadiga contra o sistema político”. O Bolsonaro fez sua campanha se apresentando como uma nova proposta para a política. Ele se colocava a favor da família “tradicional”, contra a corrupção, além de ter discursos preconceituosos direcionados a diversas classes sociais.  Essas ideias motivaram diversas pessoas que pensassem iguais a ele a participar da política brasileira. Ainda, segundo Berlatto, é “o casamento perfeito entre um presidente que cultua a violência e os próprios agentes de uma violência legitimada pelo estado”. Por fim, é nítido que, desde anos 90, existe a presença de personagens desse campo político, ficando mais evidente em 2014, entretanto, com a chegada do presidente Jair Bolsonaro ao poder, percebe-se que existe um encorajamento para que essa classe tenha uma participação nas eleições municipais e, também, na política brasileira como um todo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s