Pesquisas Eleitorais na Região Centro Oeste

Por Gabriela Hafner

O presente boletim tem por objetivo dar continuidade as análises acerca das eleições municipais de 2020 nas capitais da Região Centro Oeste: Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Goiânia-GO, apresentando as mais recentes pesquisas de intenção de voto das respectivas cidades.

A ideia é, através dos levantamentos eleitorais, chegarmos à uma comprovação das hipóteses consideradas no último boletim, que são a vitória da direita liberal, por seu caráter organizado e vantajoso perante as máquinas das prefeituras e governos de Estado e a derrota da esquerda que, em mais um pleito, entra para a disputa de modo fragmentado, obtendo assim baixos resultados. Não nos esquecendo é claro, da direita bolsonarista que, embora tenha vencido as eleições nessas cidades em 2018, não apresenta candidatos competitivos no atual pleito.

As principais fontes usadas para tal análise foram, O estado online, MS notícias, Conteúdo MS e Gazeta do Povo.

Intenções de voto Campo Grande-MS

Em pesquisa realizada pelo Instituto Ranking entre os dias 1 e 4 de setembro o atual prefeito da cidade Marquinhos Trad filiado ao PSD lidera com uma certa folga as intenções de voto em relação aos seus adversários. Trad aparece com 53,08% na estimulada, enquanto Márcio Fernandes do MDB garante o segundo lugar com apenas 6,50%, seguido por Sérgio Harfouche do Avante com 3% e Marcelo Bluma do PV com 1,08%.

Estimulada

Marquinhos Trad (PSD)     53,08%
Márcio Fernandes (MDB)       6,50%
Dagoberto Nogueira (PDT)       4,25%
Sérgio Harfouche (Avante)       3,00%
Pedro Kemp (PT)       2,42%
Marcelo Migliolli (Solidariedade)       2,17%
Cris Duarte (PSOL)       2,08%
Marcelo Bluma (PV)       1,08%
Vinicius Siqueira (PSL)       0,92%
B/N/I/N/Não responderam       20,17%

Intenção de votos para prefeitura de Campo Grande (Ranking Comunicação e Pesquisa)

A pesquisa também considerou a candidatura de Vinicius Siqueira pelo PSL que aguarda decisão judicial para substituir o deputado federal Loester Trutis, sua porcentagem de intenções foi de 0,92%.[1]

Vale ressaltar que Siqueira tenta angariar votos daqueles eleitores conservadores insatisfeitos com a atual gestão de Trad, contudo, ainda encontra-se abaixo da maioria dos candidatos conservadores e liberais. 

Outro fator importante é a relação conturbada entre o atual prefeito e Sergio Harfouche que recentemente recebeu pedidos de impugnação de sua candidatura pela coligação de Trad juntamente com Esacheu Nascimento, pelo partido progressista. Entretanto, na última terça deste mês o Ministério Público desconsiderou o pedido dando assim um parecer favorável ao candidato.[2]

Entre os partidos de esquerda temos Dagoberto Nogueira do PDT com 4,25%, Pedro Kemp do PT com 2,42% e Cris Duarte do PSOL com 2,08%.

Nesse cenário, 20,17% representam os brancos, nulos e indecisos.

Lembrando que os demais candidatos não foram mencionados em tal boletim pois ficaram abaixo dos 1% de intenções.

Com relação a rejeição estimulada o Instituto constatou que o maior índice foi de Dagoberto Nogueira com 18,83% seguido por Pedro Kemp com 9,58%, Marcelo Bluma 8,42%, Vinicius Siqueira 7,50% e Marquinhos Trad 6,08%.

A pesquisa contou com 1.200 entrevistas entre homens e mulheres acima de 16 anos de diversas escolaridades e rendas, um intervalo de confiança de

Intenções de voto Cuiabá-MT

O Instituto Avaliar realizou entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro um levantamento entrevistando 830 eleitores cuiabanos. A margem de erro é de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%.[3]

Através da pesquisa foi possível constatar que o candidato Roberto França filiado ao Patriotas lidera as intenções com 20,3% na estimulada deixando em segundo lugar o atual prefeito Emanuel Pinheiro do MDB, com 16,1%. Em seguida estaria Abílio pelo Podemos com 15,6%, Gisela Simona pelo PROS, com 7,8%, Julier pelo PT, com 1,8%, Gilberto Lopes pelo PSOL com 0,6% e Paulo Henrique do NOVO com 0,1%.

Estimulada

Roberto França (Patriotas)     20,3 %
Emanuel Pinheiro (MDB)     16,1 %
Abílio (Podemos)     15,6 %
Gisela Simona (PROS)      7,80 %
Julier (PT)      1,80 %
Gilberto Lopes (PSOL)      0,60 %
Aécio Rodrigues (PSL)      0,40 %
Paulo Henrique (NOVO)      0,10 %
Nenhum/Nulo/Branco      24,2 %
Não sabe/Não opinou      13,1 % 

Intenção de votos para prefeitura de Cuiabá (Instituto Avaliar)

Em relação ao índice de rejeição o instituto apurou que 42,9% dos entrevistados não votariam em Emanuel Pinheiro de jeito nenhum, seguido por Roberto França do Patriotas com 24,7% e Julier do PT com 22,7%.

Nesse cenário 24,2% dos entrevistados votariam nulo, branco ou em nenhum candidato e 13,1% não saberiam em quem votar ou não quiseram opinar.

Intenções de voto Goiânia-GO

Em Goiânia um levantamento realizado pelo Ibope entre os dias 30 de setembro e 2de outubro com a participação de 602 eleitores revelou um possível empate técnico entre Vanderlan Cardoso do PSD, apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) e Maguito Vilela do MDB, que tem o apoio do atual prefeito, Iris Rezende (MBD), com 21% e 20% respectivamente .Já na ala esquerdista e ocupando o terceiro lugar está Adriana Accorsi do PT com 11% das intenções.[4]

Estimulada

Vanderlan Cardoso (PSD)    21,0 %
Maguito Vilela (MDB)      20,0 %
Adriana Accorsi (PT)      11,0 %
Alysson Lima (Solidariedade)      6,00 %
Elias Vaz (PSB)      5,00 %
Major Araújo (PSL)      4,00 %
Cristina (PL)      3,00 %
Fábio Junior (UP)      2,00 %
Brancos e nulos      13,0 %
Não sabem ou não responderam       9,00%

Intenção de votos para prefeitura de Goiânia (IBOPE)

 Pelo Solidariedade, Alysson Lima ficou com 6%, Elias Vaz pelo (PSB) com 5%, Major Araújo (PSL) com 4%, Cristina (PL) com 3% e Fábio Junior (UP) com 2%. Os demais candidatos não passaram de 1%.

Nesse cenário 13% votariam branco ou nulo e 9% não saberiam ou não responderam.

A pesquisa tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de 4 pontos para mais ou para menos.

Conclusão

Dessa maneira e através dessas pesquisas, conseguimos vislumbrar que caminhos essas três capitais possivelmente seguirão e validar nossas hipóteses anteriores.

Em Campo Grande portanto, teremos a reeleição de Marquinhos Trad, que segue na frente sem preocupações com uma possível disputa no segundo turno, uma ala bolsonarista, representada por Vinicius Siqueira, sem muita presença e uma esquerda que apesar de obter resultados um pouco maiores que o antigo partido do governo federal ainda sim, é pouco expressiva.

Já em Cuiabá o cenário é um pouco diferente pois quem lidera as intenções, diferentemente de Campo Grande, não é o atual prefeito Emanuel Pinheiro do MDB, mas sim Roberto França do Patriotas, que de certa forma traz à disputa uma figura bolsonarista.

A esquerda neste caso permanece abaixo das disputas ocupando o quinto e o sexto lugar.

Por fim em Goiânia temos um possível empate técnico que pode levar uma disputa pelo segundo turno entre Vanderlan Cardoso do PSD e Maguito Vilela do MDB, a esquerda apesar de estar acima de partidos como o PSL ainda assim não disputa a liderança.

Assim, podemos concluir que nessas três cidades a hipótese de uma esquerda fragmentada e pouco expressiva, uma direita constante e permanente e uma presença bolsonarista ainda que pouco influente, mas evidente se comprova.


[1] https://oestadoonline.com.br/2020/10/14/mp-da-parecer-favoravel-a-candidatura-de-sergio-harfouche/

[2] https://conteudoms.com/ver/conteudo/ranking-pesquisa-mostra-quem-e-quem-para-prefeito-de-campo-grande

[3] https://www.pnbonline.com.br/politica/emanuel-pinheiro-a-la-der-em-rejeia-a-o-para-prefeitura-de-cuiaba/70532

[4] https://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2020/pesquisa-eleitoral/prefeito-goiania-go-ibope-outubro-2020/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s