Um mapeamento das candidaturas evangélicas nos municípios do Rio de Janeiro

Por Hellen Andrade

A presente pesquisa busca dar continuidade ao mapeamento eleitoral realizado pelo NUDEB das candidaturas do pleito executivo municipal de 2020. O objetivo deste estudo é analisar as candidaturas evangélicas em cidades do Estado do Rio de Janeiro.

A principal hipótese trabalhada aqui é a de que, após o fortalecimento da onda de candidatos religiosos que conseguiram se eleger através de discursos conservadores pautados na “moral e bons costumes” em 2018, partidos políticos têm buscado investir em líderes evangélicos para concorrerem aos cargos de prefeitos em seus municípios[1]. Observamos na pesquisa que alguns candidatos evangélicos tem buscado estruturar sua campanha ao nome da família Bolsonaro, com propósito claro de atrair o eleitorado bolsonarista.

Da mesma forma, candidatos não evangélicos, como Eduardo Paes (DEM) no Rio de Janeiro, também estão investindo nesse eleitorado cristão evangélico, através de mensagens bíblicas em suas redes sociais.

Foram analisados 177 candidatos de 29 municípios do Estado do Rio de Janeiro[2]. Através de buscas na internet (site do TSE e redes sociais), foram possíveis encontrar 22 candidatos declaradamente evangélicos em 12 dos 29 municípios estudados.

TABELA

 Nome do CandidatoPartidoMunicípio
 Benedita da SilvaPTRio de Janeiro
 Clarissa GarotinhoPROSRio de Janeiro
 CrivellaRepublicanosRio de Janeiro
 Glória HeloísaPSCRio de Janeiro
 Renata EstevesPMBNiterói
 Tuninho FaresDCNiterói
 Roberto SalesPSDSão Gonçalo
 Rodrigo PiraciabaPSBSão Gonçalo
 César AugustoPMNMaricá
 Fabiano HortaPTMaricá
 WaguinhoMDBBelford Roxo
 Andreia ZitoPPDuque de Caxias
 Marcelo DinoPSLDuque de Caxias
 Washington ReisMDBDuque de Caxias
 Bruno SilvaPLJaperi
 TimorRepublicanosJaperi
 Glauco KaiserSolidariedadeQueimados
 Charlles BatistaRepublicanosSão João de Meriti
 Prof. JozielPSLSão João de Meriti
 Rogério LisboaPPNova Iguaçu
 Rosângela GomesRepublicanosNova Iguaçu
 Fabi GulãoMDBCarmo
 Bruno BoarettoPLMacuco

Em apenas 17 dos 29 municípios pesquisados, não foram encontrados nenhuma candidatura com credo declaradamente evangélico. São eles: Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Morais, Cordeiro, Duas Barras, Cantagalo, Bom Jardim, Magé, Mesquita, Nilópolis e Guapimirim.

Para melhor apresentar o resultado, vamos dividir a apresentação por regiões do Estado do Rio de Janeiro. São elas: Rio capital; Niterói/São Gonçalo/Maricá; Baixada Fluminense;

Rio de Janeiro Capital

O Rio de Janeiro, com seus quatorze candidatos é o município com o maior número de prefeitáveis evangélicos declarados, no total de quatro. Benedita da Silva, do PT, surgiu como vereadora já nos anos 1980 colocando a pauta do racismo e da favela em sua campanha. Foi governadora do estado do Rio de Janeiro e atualmente é deputada federal. Defende que sua religião pentecostal[3] não a impede em atuar na política de esquerda, usando em campanha o argumento de que os evangélicos também podem ter pautas a serem ouvidas pela esquerda política, apontando uma intolerância que parte da dificuldade dos dois lados se ouvirem[4].

Clarissa Garotinho, do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) é atualmente deputada federal, formada em jornalismo e ex dirigente da União Nacional dos Estudantes e não tem realizado campanha com teor religioso, mas sim focado em infra-estrutura.

Crivella, do Republicanos, é atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro e tem montado sua campanha pautada em alianças e associação de imagem com o presidente Jair Bolsonaro[5], na tentativa de recuperar seus eleitores conservadores.

Apesar disso, seu eleitorado evangélico tem migrado para Eduardo Paes, católico, após problemas no mandato. Anteriormente era um dos poucos representantes evangélicos ao cargo de prefeito, porém, com o aumento das candidaturas deste perfil, o atual prefeito viu necessário o reforço de seu discurso religioso e a tentativa de desmoralizar a religiosidades de concorrentes como Benedita da Silva[6].

Glória Heloísa, é ex-juíza e candidata do PSC, mesmo partido do atual governador afastado Wilson Witzel. Tentando se desvincular da imagem do governador afastado, Glória Heloísa mantem seus projetos e campanha na ala do pastor Everaldo Pereira do mesmo partido[7].

Niterói/São Gonçalo/Maricá

Com nove candidaturas ao pleito executivo, Niterói tem dois prefeitáveis declaradamente evangélicos. Para o cargo, o partido Democracia Cristã (DC), antigo Partido Social Democrata Cristão (PSDC), deu o nome de Tuninho Fares, funcionário público, que está na terceira tentativa de eleição ao cargo.

A advogada Renata Esteves é a candidata declaradamente evangélica indicada pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Esta é a primeira tentativa de eleição de Renata Esteves e, em campanha, a prefeitável se define como conservadora, cristã, atuante em seguimentos sociais e sócio-culturais, além de ser representante dos direitos da mulher[8].

Assim como Niterói, São Gonçalo possui nove pré-candidaturas a prefeitura e 2 prefeitáveis evangélicos. Pelo Partido Social Democrata (PSD), Roberto Sales, que além de ex-deputado federal bolsonarista e ex-coordenador de campanha do atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, também é pastor da Igreja Universal, promove sua campanha através de encontros com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), visando conquistar votos dos mesmos[9].

Rodrigo Piraciaba, engenheiro e professor do Ensino Médio[10] é a aposta do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para atrair o voto da ala evangélica de eleitores.

Igualmente, Maricá possui dois candidatos evangélicos e quatro prefeitáveis no total. Para eleição, César Augusto é a indicação do Partido da Mobilização Nacional (PMN). Atualmente, César Augusto é coordenador da Direita Maricá-RJ e presidente do PMN Municipal. Em campanha, usa o slogan “Maricá acima dos políticos, Deus acima de todos[11]”.

Fabiano Horta, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) e também declaradamente evangélico, disputa a reeleição municipal.

                                                                        Baixada Fluminense

Belford Roxo possui seis candidaturas e apenas Waguinho do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) se configura como evangélico. Este, que concorre à reeleição, realiza uma campanha eleitoral com apoio de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) em resposta à campanha realizada por Waguinho em 2018 para o atual presidente Bolsonaro[12].

Em Duque de Caxias, das nove candidaturas, três são da ala evangélica. Pelo Partido Progressista (PP), concorre Andréia Zito, na política desde 1998. Marcelo Dino é militar e candidato do PSL e já foi eleito vereador por duas vezes no município de Caxias. Washington Reis, do MDB, concorre à reeleição, e, assim como Waguinho, do mesmo partido, em meio as polémicas que envolvem seu mandato, faz aliança com grupos conservadores em prol da sua campanha política, mirando também as eleições de 2022 ao unir-se com Flávio Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro (PSL) que já pensam na reeleição do atual presidente[13].

Dos dez candidatos de Japeri, dois são do grupo evangélico. Bruno Silva é candidato do Partido Liberal (PL), pastor da Assembleia de Deus, e enfrenta processos judiciais como a denúncia do GAECO-RJ, devendo responder a “Ações Penais pelos crimes de dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei e crime de responsabilidade por desvio de verbas públicas em proveito próprio ou alheio[14]” no período em que era prefeito de Japeri. Timor do Republicanos, também ex-prefeito, está focando na questão de segurança pública, uma pauta que teve destaque nas eleições de 2018 entre a ala conservadora.

Glauco Kaizer é o candidato do partido Solidariedade que se declara como evangélico entre os dez candidatos de Queimados. Pastor e mestre em teologia pela PUC-RJ, é professor de História e membro do Conselho Estadual de Teologia CBN-RJ, sendo esta a sua primeira eleição para cargo de prefeito.

Em São João de Meriti, dos nove candidatos,Charlles Batista, do Republicanos, é a aposta declaradamente evangélica e armamentista. Defende pautas como segurança pública e a redução dos gastos públicos[15]. Atualmente é Assessor Parlamentar da Polícia Rodoviária. Faz parte do projeto de aliança com políticos da baixada fluminense pretendido pela família Bolsonaro[16]. Do Partido Social Liberal (PSL), Prof. Joziel, é atualmente presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento à Pedofilia (FPMEP), titular das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) e Viação e Transportes (CVT)[17]. É candidato com vice do PMB e em campanha, já realizou encontros com pastores do Conselho de Ministros Evangélicos Brasil e Exterior, junto de outros políticos evangélicos, além da sua atuação realizando pregações em igrejas evangélicas a convite dos próprios pastores.

Nova Iguaçu possui dez candidaturas e segue o número padrão de pré-candidatos evangélicos, sendo eles dois: Rogério Lisboa pelo PP e Rosangela Gomes, Republicanos. Rogério Lisboa concorre à reeleição, tendo em seu mandato colocado uma placa na entrada de Nova Iguaçu anunciando que a cidade pertencia a Jesus[18], alcançando apoio dos eleitores evangélicos já nesse período, mas a contrariedade dos eleitores de outras religiões ao ferir os princípios de laicidade.

                                                                        Interior

Em Carmo, quatro candidatos no total e apenas uma candidata declaradamente evangélica: Fabi Gulão, do MDB. Fabi Gulão promove uma campanha que mescla apelo pela educação, saúde e trechos cristãos em rede social.

O único candidato registrado para Macuco é Bruno Boaretto, do PL. O candidato já realizou no município diversas edições da Marcha para Jesus, participando com os fiéis do evento.

                                                                        Conclusão

Por fim, observa-se, no país, um aumento significativo de candidaturas políticas de pessoas evangélicas, representando um aumento de 26% no pleito municipal de 2020, comparado ao ano de 2016[19]. Isso é possível graças ao crescimento deste segmento religioso entre os brasileiros, já adotado por aproximadamente 44 milhões de pessoas, segundo o censo do IBGE de 2010. No âmbito político, aqueles que seguem a fé protestante, têm se mostrado mais presente devido as diversas vertentes evangélicas existentes[20]. Ainda assim, o eleitorado evangélico tem priorizado candidaturas que se pautam na segurança pública ou que se apoiam na família Bolsonaro[21]. Além disso, a afirmação de pertencimento à igrejas de matriz evangélica por esses candidatos, se mostra mais como uma forma de estabelecer uma aproximação com o eleitor através da religião. Igrejas que professam o evangelismo costumam ter atuações periféricas e ações sociais de auxílio em caos de alcoolismo, tráfico e dependência química nestas comunidades. A associação do seu candidato a essa determinada doutrina e, em alguns casos, a própria igreja do eleitor, gera essa primeira identificação. Porém, sustentar uma campanha tendo esses princípios como única ferramenta de aproximação com o eleitorado, muitas vezes pode não ser suficiente, como é o caso do atual prefeito Crivella, bispo da Igreja Universal, que vem perdendo apoio entre os eleitores evangélicos.


[1] https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2020/01/eleicoes-2020-partidos-buscam-candidatos-evangelicos-e-policiais/

[2] http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/estados/2020/2030402020/RJ/municipios

[3] https://revistaforum.com.br/politica/estava-evangelica-quando-fundei-o-pt-e-continuo-evangelica-diz-benedita-da-silva-ao-lancar-candidatura-no-rj/

[4] https://www.brasil247.com/regionais/sudeste/benedita-da-silva-a-esquerda-precisa-saber-ouvir-os-evangelicos

[5] https://noticias.r7.com/eleicoes-2020/bolsonaro-libera-uso-de-imagem-por-crivella-em-campanha-no-rio-29092020

[6] https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/10/09/datafolha-rejeicao-de-marcelo-crivella-entre-evangelicos-supera-apoio.htm

[7] https://blogdacidadania.com.br/2020/03/politicos-evangelicos-seguem-dando-as-cartas-no-rio/

[8] https://plantaoenfoco.com.br/politica/eleicoes-candidatos-e-regras-que-voce-precisa-conhecer/

[9] https://www.osaogoncalo.com.br/politica/86102/roberto-sales-pre-candidato-a-prefeito-de-sg-reforca-apoios-em-encontro-politico

[10] https://odia.ig.com.br/sao-goncalo/2020/09/5992234-professor-rodrigo-piraciaba–do-psb–e-o-nono-prefeitavel-de-sao-goncalo.html

[11] https://bancadamilitar.com.br/2020/02/associacao-bancada-militar-apoia-cesar-augusto-pre-candidato-pmn-a-prefeito-de-marica-rj/

[12] https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/08/08/pt-apoia-candidatura-de-aliado-de-bolsonaro-a-prefeito-de-belford-roxo.htm

[13] https://oglobo.globo.com/brasil/eleicoes-2020/flavio-eduardo-assumem-articulacao-dos-bolsonaros-nas-eleicoes-no-estado-do-rio-24638457

[14] https://mp-rj.jusbrasil.com.br/noticias/2821658/gaeco-denuncia-dois-ex-prefeitos-de-japeri-por-desvios-de-mais-de-r

[15] https://odia.ig.com.br/sao-joao-de-meriti/2020/08/5973085-charlles-batista–do-republicanos–diz-que-armas-precisam-estar-na-mao-do-povo–e-nao-com-bandidos.html

[16] https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/flavio-bolsonaro-prefeitos-aliados-baguncam-tabuleiro-em-meriti-24606795.html

[17] https://odia.ig.com.br/sao-joao-de-meriti/2020/09/5989907-professor-joziel-e-confirmado-candidato-a-prefeito-de-meriti-pela-coligacao-psl-e-pmb.html#foto=1

[18] https://www.paulopes.com.br/2018/08/prefeito-de-nova-iguacu-diz-que-a-cidade-eh-de-jesus.html

[19] https://exame.com/brasil/eleicoes-2020-aumenta-em-34-o-numero-de-candidatos-evangelicos/

[20] Ibden

[21] https://extra.globo.com/noticias/brasil/no-rio-votos-dos-evangelicos-estao-pulverizados-acirram-disputa-24676561.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s