Editorial: o resultado das eleições e o balanço do NUDEB

POR PEDRO LIMA (DCP/IFCS) E JOSUÉ MEDEIROS (DCP/UFRJ E PPGCS/UFRRJ 

Finalmente apresentamos a última edição do Boletim do NUDEB em 2020. Neste mês de novembro, finalizamos o monitoramento das eleições municipais, acompanhando os resultados do primeiro e do segundo turno em todas as capitais do país, em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro e ainda em diversas temáticas especiais. 

O quadro final já é amplamente conhecido. De nossa parte, ressaltamos a satisfação com o esforço de pesquisa das e dos estudantes e nossa dimensão analítica de trabalhar com hipóteses que orientaram o olhar sobre o pleito. 

A primeira dessas hipóteses é que as eleições de 2020 são mais um momento da crise da democracia brasileira. O índice recorde de abstenções é talvez o principal indicador que confirme isso. Mas há também uma dimensão qualitativa, de crescimento da extrema-direita autoritária, sobretudo no segundo turno. 

A segunda hipótese versava sobre o fortalecimento da direita liberal e da direita bolsonarista. Desta forma, o ano de 2020 repetirá o que ocorre desde 2016: avanço de um bloco de poder neoliberal e autoritário contra a Constituição de 1988, agora buscando usar o resultado das urnas para se legitimar. 

Por fim, a terceira hipótese que trabalhamos foi sobre as esquerdas, que saíram derrotadas e fragmentadas do pleito. Não obstante, é preciso valorizar o surgimento de novas lideranças no legislativo e também na disputa do executivo. O texto geral busca sintetizar essas hipóteses.

Já no mês passado (outubro) reorganizamos o boletim, dividindo-o em três grandes eixos: um primeiro temático, um segundo com as capitais e o terceiro com o Rio de Janeiro.

Assim, o Boletim Temático tem os seguintes textos: candidaturas coletivas (1); candidaturas evangélicas (2); candidaturas das forças de segurança (3); renovação das esquerdas no legislativo (4).  

Já o Boletim Capitais se divide em: Região Norte (1); Região Nordeste (2); Região Centro-Oeste (3); Região Sul (4); Belo Horizonte e Vitória (5); São Paulo (6). 

Por fim, o Boletim Rio de Janeiro contém as pesquisas sobre: candidaturas evangélicas no Estado (1); Rio de Janeiro (2); Campos/Macaé/Rio das Ostras (3); Baixada Fluminense (4); Região dos Lagos (5); Niterói/São Gonçalo e Maricá (6); Região Serrana (7). 

Fechamos esse difícil ano celebrando a força da universidade pública. De modo voluntário, o NUDEB publicou nove boletins de março a novembro envolvendo 40 pesquisadores de graduação (nas mais diferentes fases da formação) e mestrado. 

O resultado coletivo está consolidado nesses noves boletins, nas apresentações que faremos nas Jornadas de Iniciação Científica da UFRJ, na expressão pública do NUDEB na mídia e em debates e palestras e nas pesquisas que seguirão ao longo dos próximos anos. 

Sumário

Democracia em quarentena: as eleições de 2020 e o Brasil da pandemia por Josué Medeiros

Candidaturas coletivas trazem resultados significativos nas eleições municipais por todo país por Carolina Tostes

Lideranças evangélicas nas eleições municipais de 2020: Resultados dos pleitos por Rennan Pimentel

Aumento ou diminuição das desigualdades políticas? Avaliação das Câmara Municipais por Leticia de Paula

Continuação do mapeamento nas capitais brasileiras das candidaturas que fazem alusão às forças de Segurança Pública  por Isabela Correia

O resultado do primeiro turno das eleições municipais na Região Norte do Brasil por Maíra Tura

O resultado final das eleições municipais nas capitais da Região Nordeste por Isabella Neves, Isabel Uchoa e Renata Santiago

Pesquisas Eleitorais na Região Centro Oeste por Gabriela Hafner

As capitais do Sul: entre figurões e ausentes por Wandersson Melo

Eleições municipais 2020: Belo Horizonte e Vitória por Sofia Avelar

A vitória da direita tradicional em São Paulo por Daniel Sousa

Desempenho das candidaturas evangélicas nas eleições municipais no Estado do Rio de Janeiro: resultados por Hellen Andrade

Eleições municipais no Rio de Janeiro: a disputa entre ‘as direitas’ caracteriza o segundo turno na capital carioca, que se encerra com a vitória da direita liberal por Maria Luiza Freitas

Segundo turno em Campos dos Goytacazes; Direita vence em Macaé e Rio das Ostras por Gustavo Dias

As eleições na Baixada Fluminense por Lucas Paz dos Santos, Beatriz da Silva, Carlos Eduardo Beda e Cecília Gameiro

Resultado das eleições municipais da Região dos Lagos por Karoliny Flor

Niterói, São Gonçalo e Maricá por Bruna Werneck

Resultado das eleições municipais na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro por Venâncio Batalhone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s