Resultado das eleições municipais da Região dos Lagos

POR KAROLINY FLOR

O presente texto tem como objetivo dar continuação no mapeamento das eleições municipais das regiões dos lagos, mais precisamente, as cidades de Arraial do cabo, Cabo Frio, armação de Búzios e Saquarema.

Com isso, relatar os resultados obtidos após a apuração de votos no dia 15 de outubro. [1]

No boletim anterior, podemos ver, apesar das diferenças políticas nas cidades, uma grande propensão no campo da direita liberal e direita bolsonarista. Além disso, nas eleições de 2018 houve um grande avanço em relação ao campo da direita.

Contudo, no último mês podemos identificar que enquanto a maior parte das pessoas concorrendo ao pleito em Búzios eram de direita, em Cabo Frio criou-se um bloco de centro- esquerda.

Sendo assim, esse texto procura analisar a apuração de votos nessas regiões. As Fontes utilizadas foram tiradas de jornais locais, do site g1 e TSE

Cabo Frio

O candidato eleito foi José Bonifácio (PDT) com 44,45% dos votos. Ele e seu vice, Magdala de Tamoios, do Podemos, fazem parte da coligação Juntos por um novo amanhã, formada pelos partidos PDT, PT, CIDADANIA, PSB, PC do B, PODE, REDE,PV e AVANTE.

Apesar da reeleição, o candidato pode ter o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral

Pois o candidato Doutor Serginho (Republicanos), que ficou em segundo lugar com 33,77% contestou que a reeleição do candidato foi com base em contas reprovadas pelo TRE.

Caso a decisão seja contrária à Bonifácio, sua situação ficaria junta ao dos seis eleitos que aguardam uma decisão do TSE para saber se assumirão os cargos em Janeiro.

Os resultados após a apuração ficaram assim:

CandidatosPartidosPorcentagens
José BonifácioPDT44,75%
Doutor SerginhoREPUBLICANOS33,77%
MarquinhoMDB8,89%
CandidatosPartidosPorcentagens
Capitão DiogoPSDB3,74%
Rodrigo GurgelPSL3,47%
Cris FernandesPSD1,82%
Dr. AdrianoDEM1,23%
Dirlei PereiraPTC0,83%
Anderson MacleyvesPMN0,58%
Professor BetinhoPSOL0,56%
Prof. Fernando deOliveiraUP0,35%

Além disso, vale ressaltar que o PDT elegeu 51 vereadores na cidade do Rio de Janeiro e 9 representantes nas Regiões dos Lagos. Esse partido que é de Centro-esquerda e vem representando, mais uma vez, Cabo Frio.

Arraial do Cabo

O candidato eleito foi Marcelo Magno (solidariedade) com 39,56% dos votos. Junto com seu vice, Deivinho, também do solidariedade, faz parte da coligação PSL / MDB / PSD / PL / SOLIDARIEDADE.

Os resultados após a apuração ficaram assim:

CandidatosPartidosPorcentagens
Marcelo MagnoSOLIDARIEDADE39,56%
Renatinho ViannaREPUBLICANOS30,11%
Ton PortoDEM17,24%
Henrique MelmamPRTB10,97%
Willian LuzPT2,12%

Durante a campanha, o candidato Marcelo Magno, recebeu o apoio do ex-prefeito Andinho, afastado do cargo por abuso de poder, em 2016. O irmão de Andinho, Deivinho Brito foi eleito vice-prefeito na chapa de Magno. [2]

Os partidos que mais conquistaram cadeiras na Câmara de Arraial do Cabo foram o PV, Republicanos e PSL, com dois vereadores eleitos cada, e o PSD, DEM e PSDB, com um representante cada.

Interessante pontuar que este partido centro-esquerda ficou numa disputa acirrada com o partido Republicanos, que é centro-direita, quase resultando em empate técnico.

Armações de Búzios

O candidato eleito foi Alexandre Martins, do Republicanos. Teve o total de 43,44% dos votos. Junto com seu vice, Miguel Pereira, do Republicanos, faz parte da coligação Governo Participativo, formada pelos partidos PMN, PV, REPUBLICANOS, PL e MDB.

Os resultados após a apuração ficaram assim:

CandidatosPartidosPorcentagens
Alexandre MartinsREPUBLICANOS43,44%
LeandroPDT36,76%
João CarrilhoPRTB10,68%
Tolentino ReisPODE3,92%
Cmte SerafimPSD1,35%
Prefeito MorelPMB1,15%
Tom VianaPSL1,08%
Rubens LopesREDE0,68%
Valdir VirgensAVANTE0,49%
Vicente da PadariaCIDADANIA0,39%
Paulo CarvalhoDC0,06%

Alexandre iniciou a carreira de política concorrendo ao cargo de vereador pelo PDT em 2004. Depois, em 2008, concorreu as eleições como Vice-prefeito pelo PSDB. Em 2012, Alexandre Martins disputou novamente como Vice-prefeito de Búzios. No ano de 2014, foi Deputado Estadual suplente no Rio de Janeiro pelo partido PRB. Em 2016, concorreu a eleições de Búzios como prefeito pelo PRB, mas não se elegeu.

Além disso, os partidos que mais conquistaram cadeiras na Câmara de Armação dos Búzios foram os Republicanos, PRTB, PROS e DEM, com dois vereadores eleitos cada, e o Patriota, com um representante. O que reflete a força da direita nessa região.

Saquarema

A candidata eleita foi Manoela Peres, do DEM, com 78,52% dos votos. Junto ao seu vice, Romulo Gomes, do PSL, faz parte da coligação Vamos Seguir Com Ela!, formada pelos partidos PP, PDT, PSL, CIDADANIA, DEM, DC, PTC, PV, PSDB e PROS.

Na pesquisa anterior podemos perceber que a candidata, Manoela Peres, se filiou ao DEM para buscar uma reeleição.

Os resultados ficaram assim:

CandidatosPartidosPorcentagens
Manoela PeresDEM78,52%
RodrigoREPUBLICANOS11,66%
Renato RibeiroSOLIDARIEDADE4,96%
Marcio MottaPSD2,63%
Luciana QueirozPSB1,72%
Cosme SouzaPCdoB0,51%

A maioria dos eleitos na bancada foi do partido PDT, que elegeu 3 vereadores, seguido por DEM, PSDB, PROS e PSL, cada um deles com 2 representantes.

Conclusão

Com base nas pesquisas podemos perceber que o campo de direita tem uma certa influência e se faz mais forte em algumas cidades nas regiões dos lagos. Contudo, dentre as quatro cidades analisadas podemos identificar a presença da esquerda em Cabo Frio e Arraial do Cabo, enquanto que em Saquarema e Búzios existe liderança de direita e centro-direita.

Fontes

https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/eleicoes/2020/noticia/2020/11/17/veja-resultados-do-1o- turno-das-eleicoes-2020-nas-13-cidades-da-area-de-cobertura-do-g1-regiao-dos-lagos.ghtml [1]

https://www.google.com/amp/s/www.folhadoslagos.com/noticia/amp/15408/oficial-marcelo- magno-e-eleito-prefeito-de-arraial-do-cabo/ [2]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s